Biblioteca Municipal de Penafiel apresentou livro “Picky a Pulga Aventureira”

A Biblioteca Municipal de Penafiel apresentou, no dia 21 de Janeiro, o livro “Picky a Pulga Aventureira”, da autoria de Benilde Susana Oliveira e Natália de Oliveira. Esta atividade contou a presença da Presidente da ACAPO Porto (Associação dos Cegos Amblíopes de Portugal), Paula Cruz, três alunas da Lampadinha LampDance Penafiel e alunos do Centro Escolar de Milhundos.

Esta actividade, que decorreu no âmbito do projeto “Encontro com o escritor…”, iniciou-se com uma demonstração de dança de três alunas da “Lampadinha LampDance Penafiel” e com a leitura da história “Picky, a Pulga Aventureira” para os alunos do Centro Escolar de Milhundos.
A “Picky, a Pulga Aventureira” é uma obra de literatura infantojuvenil que retrata as aventuras de uma pulguinha e dos seus amigos, que vivem felizes numa Herdade alentejana. Este livro tem por objetivo transmitir às crianças valores como a amizade, o altruísmo e a aceitação das diferenças.
Para Natália Oliveira, “Este livro é dedicado às crianças. Foram elas a nossa fonte de inspiração. A ideia do título do livro “Picky a Pulga Aventureira”, derivou da forma carinhosa como chamava os meus filhos, daí dar nome de “PICKY” ao livro. Por último queria agradecer à ilustradora deste livro, Carina Gaspar, que nos ajudou a embelezar este projeto.
Por sua vez, Benilde Susana Oliveira explicou que, “foi a primeira vez que criámos um livro onde ambas partilhamos ideias, gostos, formas de estar, experiências de vida e onde essas histórias fluíram como se fosse uma só pessoa a escrever. Mais tarde, surgiu a ideia de editar em braile, com a colaboração da ACAPO Porto (Associação dos Cegos Amblíopes de Portugal). As receitas do livro são exclusivamente para a associação para obterem material didático para melhorar a qualidade de vida dos invisuais desta associação.”
O Braille é um alfabeto convencional cujos caracteres se indicam por pontos em alto-relevo. O deficiente visual distingue por meio do tato. A partir dos seis pontos relevantes, é possível fazer 63 combinações que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, números, sinais matemáticos e notas musicais.
Para Paula Cruz, Presidente da ACAPO “Gostaria de agradecer às escritoras pelo gesto que tiveram para com a associação, ajudando-nos com a receita das vendas dos livros. Atualmente os invisuais têm pouca escolha a nível de leitura e é importante dar resposta a esta necessidade”.
O livro “Picky, a Pulga Aventureira” está disponível para leitura na Biblioteca Municipal de Penafiel.

Fonte desta notícia- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários