Câmara Municipal de Penafiel sensibiliza Governo para a necessidade de auto-escada para os Bombeiros de Penafiel

O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, solicitou hoje, dia 4 de Janeiro, com carácter de urgência, uma audiência à Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, para sensibilizar o governo de Portugal para a necessidade de um veículo com a tipologia de Autoescada para auxilio no combate a incêndios urbanos, no Concelho de Penafiel.

Das três corporações de bombeiros existentes, apenas os Bombeiros Voluntários de Penafiel dispunham de um veículo Autoescada (AE30 – Mercedes-Benz LP 338/42 com registo no ano de 1983) essencial para um efetivo apoio no combate a incêndios urbanos e industriais. Este equipamento sofreu um acidente no combate a um incêndio industrial, ocorrido numa unidade industrial de transformação de pneus, na freguesia de Irivo. Na ocasião a viatura sofreu fortes danos e ficou completamente inoperacional.
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Depois de os Bombeiros Voluntários de Penafiel terem perdido o seu veículo Autoescada, numa operação de socorro num incêndio industrial, vamos sensibilizar o Governo de Portugal, a quem cabe essa responsabilidade, para a necessidade deste equipamento. A cidade de Penafiel é formada por um extenso centro histórico onde predominam habitações muito antigas, mas também com vários prédios construídos em altura, justificando a existência dos meios adequados de combate a incêndios urbanos. Embora o socorro funcione de forma articulada pelo Comando Distrital de Operações de Socorro, é importante que os Bombeiros de Penafiel estejam equipados com uma Autoescada. O Município de Penafiel vai continuar atento e a apoiar as nossas corporações de Bombeiros, dinamizando todas as sinergias possíveis para oferecer maior segurança à população.”
A reunião de trabalho com a Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna vai contar com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, do Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Penafiel e do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Penafiel.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários