Centenas de pessoas no Encontro de Cantares de Janeiras de Penafiel


No passado domingo, dia 10 de Janeiro, centenas de pessoas marcaram presença no Pavilhão de Feiras e Exposições para assistir ao tradicional Encontro de Janeiras de Penafiel, organizado pela Câmara Municipal de Penafiel e que contou com a participação de mais de 600 elementos de dezenas de grupos de cantares, folclore  e associações do concelho.


Os vários grupos participantes cantaram as janeiras com músicas alusivas ao nascimento de Jesus, à chegada dos Reis Magos a Belém e de votos de bom ano novo, trazendo cor, alegria e animação a todos os presentes.

Em nota de imprensa, Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel referiu que: “Este é um momento muito especial para as nossas colectividades que, nesta época festiva, continuam a preservar as tradições e a etnografia de Penafiel. Aproveito para saudar e felicitar todos aqueles que, ao longo do ano, através das associações que fazem parte, dinamizam várias actividades culturais para toda a comunidade.”


Cantar as Janeiras é uma tradição em Portugal que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus, desejando um feliz ano novo. Esses grupos que vão de porta em porta, em tempos idos pediam as sobras das festas natalícias, hoje pedem uma ajuda monetária.
Vários grupos e associações do Concelho que atuaram no Encontro de Janeiras, também o fazem pelas ruas das suas freguesias para angariação de fundos para as suas atividades anuais.
Como o próprio nome indica, as janeiras Ocorrem em Janeiro, começando no dia 1 e estendendo-se até dia 6, Dia de Reis ou Epifania. Hoje em dia, muitos grupos (especialmente citadinos) prolongam o Cantar de Janeiras durante todo o mês.

Ficam algumas fotografias:





Comentários