Corpo de Deus volta a ser Feriado Nacional!


O Parlamento aprovou esta sexta-feira diplomas do PS, PCP, BE e PEV para a reposição, ainda este ano, dos 4 Feriados Nacionais (2 religiosos e 2 civis) retirados em 2012.
"No debate em plenário, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares anunciou que o Governo já tem o parecer favorável da Santa Sé para avançar com a reposição em 2016 dos dois feriados religiosos retirados em 2012, com efeitos a partir de 2013 - o de Corpo de Deus (móvel, em junho) e 
o dia 1 de novembro, (dia de Todos os Santos)."

O Corpo de Deus, Festas da Cidade e do Concelho de Penafiel, voltam assim a ser celebradas à Quinta-feira, este ano no dia 26 de Maio. 
Em 2013, 2014 e 2015, anos em que o Feriado Nacional tinha sido suspenso, as festas realizaram-se no fim-de-semana a seguir.
O Corpo de Deus-Festas da Cidade de Penafiel, realizam-se desde 1540 e contém um vasto programa de tradições únicas no país, do qual fazem parte o Cortejo do Carneirinho, a Secular Cavalhada, os Bailes dos Ofícios e a majestosa Procissão do Corpo de Deus (única por juntar o sagrado e o profano). Recebe todos os anos milhares de visitantes.

Comentários