Exposição sobre a violência doméstica e de género, de Francesco Zavattari, inaugurada no Museu de Penafiel

O Museu Municipal de Penafiel inaugurou, no dia 16 de Janeiro, a exposição “My Art is Female”, do artista plástico e designer Francesco Zavattari, numa apresentação que contou com a presença da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel, Susana Oliveira.

A exposição “My Art is Female “ faz parte do projeto Art’Themis, projeto subvencionado para a prevenção primária da violência de género e doméstica, que a UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) está a desenvolver em parceria da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade. Este projeto começou em Dezembro de 2014 e tem sido implementado em várias escolas, para que com elas se consiga promover a iniciativa Percursos Art`Themis, sobre um conjunto de eventos sobre a Prevenção da Violência Doméstica e do Género.
Para Maria José, Diretora do Museu Municipal de Penafiel, “É com grande satisfação que o Museu de Penafiel abre as portas a esta exposição. Um trabalho notável de Francesco Zavattari que sensibiliza e alerta a comunidade para a necessidade de prevenção e divulgação deste tema sobre a igualdade de género e a violência. Enquadrado com esta temática, o Museu Municipal em parceria com a UMAR, vai dinamizar, no dia 14 de Fevereiro, dia dos namorados, uma conferência dedicada à violência no namoro, para alertar os jovens sobre este problema.”
A exposição resultou de uma colaboração com o artista Francesco Zavattari, como forma de se aliar ao combate a este grave problema social e de sensibilizar e consciencializar para os problemas da desigualdade e da violência de género e doméstica.
Para Francesco Zavattari, artista plástico e designer, “Esta exposição pretende sensibilizar o público para a problemática da violência doméstica e do género. É nosso objectivo chegar também as escolas. Reveste-se de grande importância alertarmos os mais novos para as adversidades deste flagelo. Ao transmitir informação sobre esta temática vamos certamente fomentar a discussão entre todos. Esta exposição é acima de tudo uma homenagem ao ser humano. Quero ainda agradecer à Câmara Municipal de Penafiel e ao Museu pelo acolhimento simpática e profissional que deram ao meu trabalho. “
Francesco Zavattari, artista plástico e designer, nasceu em Lucca, na Toscânia, em 1983. Ficou claro desde a sua primeira exposição pessoal, exibida no ano 2000, e intitulada Conversazioni Disegnate (Conversas Desenhadas) que a sua arte estava destinada a transcender as fronteiras da sua terra-mãe e a diferenciar-se do trabalho dos seus contemporâneos.
Para Susana Oliveira, Vereadora com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel, “O tema da violência é cada vez mais um tema mediático e que merece por parte de todos a nossa especial atenção e preocupação. Informar e sensibilizar os nossos jovens é, sem dúvida, uma medida de grande responsabilidade e missão do Município. As artes são, por isso, uma excelente forma e um ótimo veículo de sensibilização, seja através da música, da pintura ou da dança.”
Esta exposição esteve patente na Casa do Museu da Quinta de Santiago, em Matosinhos, na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, em Vila Verde, na Galeria Férrer Correia, na Casa Municipal da Cultura em Coimbra e agora no Museu de Penafiel até dia 21 de Fevereiro.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários