Penafiel venceu Campeonato Individual de Boccia Sénior

António da Silva Moreira, da Associação de Solidariedade Social de Vila Cova, em representação do Município de Penafiel, venceu o Campeonato Individual de Boccia Sénior - Zona Vale do Sousa, batendo na final Manuel Fernando Coelho, em representação do Município de Lousada.

O atleta penafidelense assegurou a vitória logo ao 3º set, estando a ganhar naquele momento por 7-0 e acabando por vencer a partida por expressivos 9-0.
O 3º lugar do Campeonato Individual de Boccia Sénior - Zona Vale do Sousa foi conquistado por José Maria Lopes Silva, da equipa Lousada XXI.
Para Alberto Clemente, Vereador com o Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Penafiel, “o Boccia é uma modalidade desportiva que a Câmara Municipal continua a ter especial atenção. Apoiamos e divulgamos a dinamização desta modalidade junto da população sénior, colaborando com associações e juntas de freguesias com o objetivo de permitir que seja praticada durante o ano e acompanhada de forma regular pelos técnicos da Câmara Municipal. O boccia é uma modalidade que está disseminada em cerca de 30 instituições e associações, com mais de 300 atletas a praticar de forma regular esta modalidade. Esta atividade possibilita o exercício físico e contribui para a melhoria da qualidade de vida, potencia o bem-estar, desenvolve a componente motora e contribui para uma maior inclusão social. Penafiel dispõe atualmente de conhecimento, recursos e condições físicas para a prática desta modalidade pelo que é expectável que o nosso Concelho venha a receber, num futuro próximo, competições de índole nacional. Aproveito para felicitar todos os participantes do Campeonato Individual de Boccia Sénior - Zona Vale do Sousa e em especial o vencedor da prova, o penafidelense António da Silva Moreira, da Associação de Solidariedade Social de Vila Cova. ”
Este campeonato contou com a presença de cerca de 300 participantes dos vários municípios do Vale do Sousa, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Penafiel, da APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral) e da PCAND (Paralisia Cerebral – Associação Nacional do Desporto), na Nave Desportiva do Pavilhão de Feiras e Exposições.
O boccia é uma modalidade que foi introduzida em Portugal, em 1983, pela Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC)). O objetivo do jogo passa por colocar as bolas de cor (seis azuis contra seis vermelhas) o mais perto possível de uma bola alvo (bola branca).

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários