Câmara de Penafiel e Governo unem esforços para aquisição de Autoescada

Financiamento comunitário poderá chegar aos 85%
Restantes 15% do investimento serão assumidos pela Câmara de Penafiel

O Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, garantiu, em reunião com o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, que “o Governo de Portugal vai fazer todos os esforços para garantir financiamento comunitário para a aquisição de uma autoescada para os Bombeiros Voluntários de Penafiel.”
A reunião de trabalho com o Secretário de Estado e da Administração Interna, solicitada pelo Presidente da Câmara Municipal de Penafiel no início de Janeiro, contou ainda com a presença do Vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Penafiel, Rodrigo Lopes, do Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, Eduardo Nunes e do 2º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, Fernando Campos.
Segundo Jorge Gomes, “a candidatura deverá avançar já no próximo mês”, tendo o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel reafirmado “total disponibilidade para o financiamento dos restantes 15% para a aquisição do veículo, que ficará sediado no quartel dos Bombeiros Voluntários de Penafiel.”
O secretário de Estado confirmou ainda “que é um equipamento importante para o auxílio no combate a incêndios urbanos em Penafiel e na região. No âmbito do dispositivo operacional da Autoridade Nacional da Proteção Civil este equipamento poderá ser chamado para prestar auxílio em outros pontos da região e, por isso, não cabe à autarquia assumir a totalidade do custo da viatura.
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “O Governo de Portugal atendeu ao apelo do Município de Penafiel e, juntos, vamos trabalhar para concretizar a aquisição da autoescada para Penafiel. O Município de Penafiel vai comparticipar com 15% do investimento e os restantes 85% serão atribuídos através de fundos comunitários. O compromisso assumido vai tornar-se brevemente uma realidade e este equipamento ficará sediado em Penafiel, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Penafiel. É uma decisão estratégica de grande importância. Como já anunciado, embora o socorro funcione de forma articulada pelo Comando Distrital de Operações de Socorro, é extremamente necessário que os Bombeiros de Penafiel estejam equipados com uma autoescada.”

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários