Paróquia da Cidade de Penafiel- Avisos Semanais | 28/02/2016


-No contexto de oração pelas vocações, cabe às nossas comunidades esta especial intenção. Nesse dia, 3ª feira, 1 de março, na Igreja da Ajuda, diante do Santíssimo Sacramento solenemente exposto, teremos esta intenção de modo particular. Nesse dia haverá um momento especial de oração comunitária, às 10h, a iniciar com a oração de Laudes, seguida de leitura da Palavra de Deus e meditação.
-Quarta-feira, dia 2 de março, completa-se o primeiro aniversário da morte do Sr. Pe José Maria de Sousa Barbosa, que foi Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel. Nesse dia, às 19h30, na Igreja de Santo António dos Capuchos, celebraremos a Eucaristia tendo presente esta intenção. Todos somos convidados a participar nesta celebração como preito de memória e gratidão ao Senhor da vida pelo dom que o Pe José Maria constituiu para a nossa comunidade e para tantas vidas em particular.
-Quinta-feira, dia 3 de março, por ocasião do 246º Aniversário da Cidade de Penafiel, será celebrada Missa em honra dos funcionários municipais já falecidos, no Santuário do Sameiro, pelas 12h.
-O Papa Francisco convida a Igreja de todo o mundo a dedicar "24 horas para o Senhor", nos dias 4 e 5 de março. A iniciativa consiste na Exposição e Adoração ao Santíssimo Sacramento durante 24h. Nas nossas comunidades iremos responder ao convite do Santo Padre, iniciando no dia 4, às 19h30, com a celebração da Eucaristia. De seguida o Santíssimo ficará exposto durante toda a noite e o dia de sábado, até sábado, às 19h30. Durante esse tempo haverá vários momentos: na noite de sexta, das 20h às 24h o Pároco estará disponível para atender de confissão todas as pessoas que o desejarem. Na manhã e tarde de sábado haverá momento de adoração com as crianças e adolescentes da catequese das Três Paróquias. Encerraremos a Adoração, no sábado, com a oração de Vésperas, às 18h30 e a bênção do Santíssimo, antes da Eucaristia. Todos, somos convidados a participar nesta iniciativa do Papa Francisco. O convite estende-se a todas as Confrarias, Arquiconfraria, Ordens Terceiras, movimentos e associações da comunidade. As pessoas que estiverem disponíveis para garantir algum tempo de adoração durante a noite podem informar no Cartório Paroquial, na Sacristia da Igreja Matriz ou diretamente com o Pároco.
-O nosso Pároco convida todos os pais das crianças do 1º e 5º anos para um encontro de reflexão, no próximo sábado, dia 5 de março, às 21h, no Centro Pastoral de Penafiel. O compromisso de acompanhamento dos pais das crianças que participam na catequese corresponde às circunstâncias sociais que nos dispersam e nos afastam do crescimento na fé dos mais novos.
-Com a Catequese paroquial, iremos realizar a Via Sacra, da Igreja do Carmo até ao Santuário do Sameiro, dia 12 de março, às 15h.
-Dia 17 de março teremos as confissões paroquiais na nossa comunidade. com o objetivo de nos ajudar, com tempo e sem pressas, a fazer um bom exame de consciência, estará disponível, a partir deste fim de semana, à entrada das igrejas, um esquema de Exame de Consciência a partir das Obras de Misericórdia. Cada um é convidado a levar e neste tempo que nos separa das confissões, preparar-se para o Encontro com a Misericórdia Divina, no Sacramento da Reconciliação.
-A Quaresma é também um tempo de partilha e de socorrer as necessidades dos nossos irmãos. Para esta partilha somos convidados a ser mais moderados nos nossos gastos e no uso dos bens materiais e pô-los ao serviço dos outros. A esta partilha chamamos Contributo Penitencial. Este ano a nossa partilha, por indicação do Sr. D. António Francisco, destina-se ao Fundo Social Diocesano e à ajuda aos refugiados.
-Durante a Quaresma, à sexta-feira, às 19h, haverá oração da Via Sacra na Matriz. Esta devoção aos principais momentos da Paixão do Senhor ajuda-nos a entrar no mistério de Misericórdia com que Deus nos agracia, em seu Filho Jesus Cristo.
- No fim das Missas de cada domingo, na Quaresma, estarão voluntários a recolher as ofertas de todos para ajudar a custear as despesas com as Procissões da Semana Santa. Desde já a comunidade agradece a generosidade de todos.

Comentários