Penafiel | 50 anos do Programa Nacional de Vacinação foram assinalados pelo CHTS


O auditório do Museu de Penafiel acolheu o encontro "Estórias sobre vacinas - a propósito dos 50 anos do Programa Nacional de Vacinação", organizado pelo Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), a 5 de fevereiro.

Neste encontro, Ana Leça, médica da Comissão Técnica de Vacinação da Direcção-Geral da Saúde (DGS), falou sobre a origem do Plano Nacional de Vacinação (PNV), a evolução e as estratégias utilizadas para o se sucesso, que põe “Portugal à frente de outros países da União Europeia com mais de 95% no índice de vacinação”.
Assunção Frutuoso, Médica responsável pelo PNV e Departamento de Saúde Pública (DSP) da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), apresentou dados sobre a cobertura vacinal da área de influência do CHTS que classificou como uma “cobertura de excelência com valores superiores a 96% da população”. Em relação à vacina do tétano, a responsável frisou a importância de não se perderem oportunidades de vacinação de adultos visto que a esta é a única forma “100% eficaz de evitar doença” e relembrou que “o PNV é acessível a todos os residentes em território nacional”.
Apesar da elevada cobertura vacinal em Portugal e mesmo sendo o sarampo considerado, tal como a poliomielite, “uma doença possível de eliminação”, Margarida Vieira, enfermeira responsável pelo PNV e DSP da ARS-N, alertou para o risco dos casos importados de sarampo de outros países onde a vacinação é reduzida ou inexistente
O Plano Nacional de Vacinação arrancou a 4 de outubro de 1965, fazendo parte dele as vacinas contra a Tosse convulsa, Poliomielite, Tétano, Varíola e Tuberculose. Em 2015 foi introduzida a 14ª quarta vacina ao PNV, a Pn13 (vacina pneumocócica).

Fonte desta notícia | Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

Comentários