Centro de investigação em Penafiel apresenta “rastreio de cancro” inovador

Método novo a nível mundial tem apoio da autarquia e chega a todos os utentes das IPSS´s



O Município de Penafiel está a apoiar e a potenciar um projecto de saúde pioneiro e vai disponibilizar a todos os seus cidadãos seniores que estejam ou frequentem IPSS´s, testes gratuitos, com tecnologia inovadora, para diagnóstico de cancro oral.
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “O Município de Penafiel vai continuar a apoiar e a investir na área da saúde. São cerca de 2000 pessoas que em Penafiel, numa primeira fase, e de forma gratuita, vão beneficiar deste teste, cuja tecnologia patenteada é única no mundo.
O projeto Blue Stain® vai tornar possível o diagnóstico de cancro oral no tempo de uma consulta através de um método disruptivo e inovador.
A solução desenvolvida vai revolucionar o diagnóstico de cancro oral através de uma tecnologia que é única e que pode vir ser alargada a outras áreas na saúde.
Perante uma lesão suspeita o médico terá ao seu dispor um kit que permite fazer a colheita de células de forma indolor e não invasiva para o doente.
A amostra recolhida é corada por uma solução inovadora e digitalizada para posterior análise. Através de um sistema baseado na patologia digital, a imagem que resulta da digitalização é analisada por um patologista que emite o relatório no tempo da consulta.
Este sistema permite diminuir os níveis de ansiedade dos doentes, torna possível o diagnóstico do tipo poin of care e revoluciona a análise de citologias.
É de referir que esta tecnologia tem um enorme potencial uma vez que é passível de ser aplicada a outras áreas de diagnóstico, nomeadamente, a citologias cervico-vaginais e anais, punções aspirativas da tireóide e exames extemporâneos.
Trata-se de um projeto de uma spin-off ou seja de uma empresa que nasceu a partir de um grupo de pesquisa com docentes e alunos da universidade CESPU, cujo pólo de investigação o INFACTS está em Penafiel. Conta também com o envolvimento do IPATIMUP.
A equipa foi desenvolvendo, em laboratório, um projeto académico de investigação que culminou com a criação de uma start up. O facto de estarem incubados numa instituição académica permitiu usufruir de um apoio institucional, de grande importância, nomeadamente por parte do Município.
Esta tecnologia já foi reconhecida através de vários prémios a nível nacional, tendo vencido o Prémio Jovem Empreendedor da ANJE em 2014, o concurso Arrisca C – Planos de Negócio da Universidade de Coimbra e o concurso Acredita Portugal na categoria de Alta Tecnologia em 2015.
A empresa encontra-se atualmente a preparar a entrada no mercado. Os processos exigidos para certificações estão praticamente concluídos, a notificação enquanto entidade fabricante de dispositivos médicos junto do INFARMED já foi concretizada e estão prestes a avançar para a produção dos primeiros kits de diagnóstico, que serão utilizados pela primeira vez em Penafiel.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários