Cidade de Penafiel comemorou o 246.º Aniversário

Município homenageou várias personalidades de prestígio no concelho atribuindo 12 medalhas, duas de Ouro e 10 de Mérito Municipal Douradas

O Município de Penafiel assinalou, no dia 3 de março, o 246.º aniversário da elevação a cidade, dedicando especial atenção à Educação e ao Emprego.
No discurso habitual do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa reforçou a sua aposta nas questões sociais e no trabalho desenvolvido na criação de emprego, em Penafiel, “No início do nosso mandato, a prioridade que estabelecemos foi o apoio aos nossos concidadãos que se encontravam em situação de maior vulnerabilidade, com especial atenção aos mais jovens e aos mais idosos. Mas temos perfeita noção de que só com mais emprego teremos, efectivamente, um concelho mais justo e mais coeso. Faz hoje um ano assistimos à assinatura de vários contratos de investimento para a criação de 150 postos de trabalho. Hoje pela manhã assinamos 3 contratos de investimento que têm por objectivo a criação de mais 400 postos de trabalho em Penafiel ao longo dos próximos 2 anos. E é nesta senda que vamos continuar.
Depois de em 2014, as comemorações do 3 de Março terem dado destaque à área social, concretamente ao trabalho das IPSS´s, e em 2015 à competitividade, o empreendedorismo, as empresas e os empresários, este ano o Município de Penafiel centrou a temática na importância da Educação, “A Educação é um direito fundamental, essencial ao desenvolvimento de uma comunidade, mas também de cada individuo. É através da Educação que nos preparamos para a vida. E é através da Educação que garantimos o nosso desenvolvimento social, económico e cultural. Ao longo dos últimos 10 anos a Educação constituiu uma das principais prioridades das políticas municipais. A construção de novos Centros Escolares e de Jardins de Infância, a construção de cantinas escolares e a requalificação de Escolas do Ensino básico absorveram um montante de investimento superior a 30 milhões de euros. Em simultâneo, com fornecimento de refeições, transportes, livros, tecnologias de informação e comunicação e outros materiais escolares, foram investidos outros 30 milhões de euros. Com as inaugurações dos centros escolares de Boelhe, Duas Igrejas, Irivo e Termas de S. Vicente, no final do ano passado, concluímos a rede de Centros Escolares do concelho. Ao longo do corrente ano vamos requalificar as Escolas Básicas de Galegos, S. Martinho e S. Mamede de Recezinhos, Croca, Eja e Rio de Moinhos. Desta forma concluímos o ciclo de requalificação do parque escolar cuja competência cabe ao Município. Com a conclusão destas intervenções, todas as nossas crianças e alunos do 1º ciclo vão contar com condições de excelência, com salas de aula modernas e confortáveis, com salas de actividades, com quadros interactivos, com bibliotecas escolares e espaços de lazer.”, declarou Antonino de Sousa.
Na Sessão Solene do 246.º Aniversário da elevação de Penafiel a cidade, foram atribuídas as Medalhas Honoríficas a 12 personalidades de prestígio a nível do concelho, duas de Ouro e 10 de Mérito Municipal Douradas.

Fonte- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários