Cidade de Penafiel vai acolher o “Dia Nacional do Motociclista”

 Evento de cariz nacional vai juntar em Penafiel dezenas de milhares de motociclistas


O Município de Penafiel vai acolher e comemorar nos dias 1,2 e 3 de Abril a 20ª edição do “Dia Nacional do Motociclista”, numa organização da Federação Motociclismo de Portugal e com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel e do Moto-Clube Vale do Sousa.
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Esta iniciativa faz parte da nossa estratégia de atrair grandes eventos para o Concelho de Penafiel. O “Dia Nacional do Motociclista” vai trazer a Penafiel dezenas de milhares de motociclistas de todo o país e do estrangeiro, provocando um impacto positivo na economia local e na promoção do território. Durante todo o fim-de-semana, Penafiel estará disponível para receber dezenas de milhares de motociclistas, que terão a oportunidade de conhecer o território, o património, a gastronomia e a hospitalidade dos penafidelenses.
As celebrações oficiais do “Dia Nacional do Motociclista” realizaram-se pela primeira vez no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, em 1997, tendo percorrido, anos após ano, as principais cidades do país.
Para Manuel Marinheiro, Presidente da Federação Portuguesa de Motociclismo (FPM), “O Dia do Motociclista é uma oportunidade impar para a cidade e um evento à escala nacional e internacional. Atendendo à capacidade de organização do Moto-Clube do Vale do Sousa e à excelente receptividade e colaboração da Câmara Municipal, entendemos realizar esta edição em Penafiel.
Do programa oficial constam várias atuações de grupos de musica, com “Blueberries for Chemical”, no dia 1, às 21h30, no Largo da Ajuda e no dia 2, no Campo da Feira, com “Rock Luso”, às 21h30 e “Lucky Duckies”, às 23h00.
No dia oficial das comemorações, domingo, dia 3, os representantes dos Motoclubes e Grupos de Motociclistas, serão recebidos no Museu Municipal de Penafiel, às 11h00, para uma visita guiada à descoberta do património e das tradições do território penafidelense. Às 14h00, os representantes dos Motoclubes e Grupos de Motociclistas, com os respectivos estandartes e bandeiras de clubes, saem em cortejo, da igreja do Sameiro, em direcção ao campo da feira, onde decorrerá, às 15h00, a sessão solene, culminando na tradicional bênção de motos e capacetes.
A procissão até ao local da sessão solene, no campo da feira, incorpora o andor de S. Rafael, padroeiro dos motociclistas, o andor de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da Igreja de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos (Santuário do Sameiro) e o andor de S. Martinho, padroeiro de Penafiel.
Para Fernando Gomes, Presidente do Moto-Clube do Vale do Sousa, “A realização desta iniciativa foi trabalhada em articulação com a Câmara Municipal de Penafiel, depois de há 7 anos, termos apresentado candidatura à Federação Portuguesa de Motociclismo, para recebermos na cidade de Penafiel o “Dia Nacional do Motociclista”. Organizar este evento é, para nós, uma honra, e tudo faremos para dignificar Penafiel, e claro, o motociclismo.”

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários