Paróquia de Penafiel | Avisos Semanais- 06/03/2016


-Este domingo, às 17h, na Igreja do Carmo, teremos o 4º encontro quaresmal sobre a Encíclica de São João Paulo II, "Deus rico em Misericórdia". A oportunidade de reflectirmos e rezarmos a Misericórdia do Senhor oferecida a todos os seus filhos é ocasião de crescimento da comunidade e afirmação da nossa fé. Uma vez mais o convite se dirige a toda a comunidade. 
-Na próxima terça-feira, dia 8 e na quarta-feira dia 9 de março, o Pároco irá visitar os doentes da nossa comunidade.
-Quinta-feira, dia 10 de março, às 21h, no Centro Pastoral de Penafiel, o Pároco quer encontrar-se com todos os elementos que vão integrar as Equipas da Visita Pascal. A presença e participação de todos é muito importante.
-Na próxima sexta feira, às 21h, no Centro Pastoral de Penafiel, haverá encontro com todos os leitores das três Paróquias, para preparar as celebrações da Semana Santa.
-No próximo sábado, dia 12 de março, às 15h, realizaremos a Via Sacra pública, com a Catequese e toda a comunidade, na nossa cidade. Iniciaremos na Igreja do Carmo e subiremos a zona histórica, até ao Sameiro. Toda a comunidade é convidada a associar-se e participar.
-A Família Franciscana da Igreja do Calvário (Fraternidade da 1ª Ordem, OFS, e grupos de jovens JAC e JUFRA), conforme ficou estabelecido e informado, relembra que irá realizar-se mais um encontro de reflexão sobre o ANO SANTO DA MISERICÓRDIA, que terá lugar no próximo dia 12 de março, pelas 17h, na Igreja do Calvário. O tema será: "CONHEÇO EU O PERDÃO DE DEUS? - COMO TRANSFORMAR A CONFISSÃO NUMA FESTA DE ALEGRIA?". A exposição será feita através de audiovisual e será apresentada por Frei José Neves, no seguinte programa:
15h30: Terço e preparação para a Eucaristia; 16h: Eucaristia Vespertina; 17h Reflexão, seguida de Adoração ao Santíssimo.
-No próximo sábado, dia 12 de março, às 21h, no Centro Pastoral de Penafiel, o Pároco convida para um encontro os pais dos adolescentes da catequese.
-No próximo domingo, dia 13 de março, o Sr. D. António Francisco dos Santos, preside na Sé Catedral a um "Te Deum" de ação de graças pela eleição do Papa Francisco. Somos convidados, com o nosso Bispo, a dar graças a Deus pelo dom do Pastor da Igreja Universal que nos foi dado.
-No próximo domingo, a Comunidade dos Padres Franciscanos celebra a Festa do Senhor Jesus do Calvário. Todas as Eucaristias, nesse dia, na Igreja do Calvário serão de festa, mas a Eucaristia das 18h será especialmente solene e de encerramento das celebrações festivas. Somos convidados a participar neste dia importante.
-Dia 17 de março teremos as confissões paroquiais nas nossas comunidades. Das 10h às 12h, na Igreja Matriz, das 18h às 20h, na Igreja Matriz. Na caminhada quaresmal que nos prepara para o encontro com o Senhor no mistério da sua Paixão, Morte, Ressurreição e Glorificação, a confissão dos nossos pecados e o perdão que pedimos e recebemos de Deus, é um marco decisivo e indispensável. Somos convidados, desde já a preparar-nos para este grande momento de encontro com a Misericórdia do Senhor. O Exame de Consciência já facultado e que se pode encontrar em todas as igrejas da cidade, é uma ajuda na preparação para a receção do Sacramento do Perdão.
-Dia 18 de março, na nossa cidade teremos dois momentos altos: às 17h, na Igreja de Santo António dos Capuchos, a Festa de Nossa Senhora das Dores e a procissão com o Santíssimo aos lares da Santa Casa da Misericórdia. Nesse mesmo dia, às 21h, na Igreja Matriz, celebraremos a Eucaristia e, de seguida, sairá a Procissão do Senhor dos Passos, percorrendo as ruas da cidade. No Largo da Ajuda haverá o Sermão do Encontro do Senhor com sua Mãe.
-Dia 19 de março, dia do Pai, celebraremos com todos os pais, no Largo da Ajuda a Solenidade de São José, às 10:30h.
-O Papa Francisco nomeou o Pe António Augusto, Reitor do Seminário do Porto, como Bispo Auxiliar do Porto. O nosso Bispo convida toda a Diocese a participar na Celebração de Ordenação Episcopal, na Sé Catedral, dia 19 de março, às 15:30h.
-Durante a Quaresma, à sexta-feira, às 19h, haverá oração da Via Sacra na Matriz. Esta devoção aos principais momentos da Paixão do Senhor ajuda-nos a entrar no mistério de Misericórdia com que Deus nos agracia, em seu Filho Jesus Cristo.
- No fim das Missas de cada domingo, na Quaresma, estarão voluntários a recolher as ofertas de todos para ajudar a custear as despesas com as Procissões da Semana Santa. Desde já a comunidade agradece a generosidade de todos.
-A Quaresma é também um tempo de partilha e de socorrer as necessidades dos nossos irmãos. Para esta partilha somos convidados a ser mais moderados nos nossos gastos e no uso dos bens materiais e pô-los ao serviço dos outros. A esta partilha chamamos Contributo Penitencial. Este ano a nossa partilha, por indicação do Sr. D. António Francisco, destina-se ao Fundo Social Diocesano e à ajuda aos refugiados.

Comentários