Penafiel prestou homenagem aos "Soldados da Paz" do concelho


No passado dia 13 de Março, Penafiel assinalou o Dia Municipal do Bombeiro, efeméride instituída em 2002 pela Câmara Municipal e que pretende prestar homenagem, em sinal de respeito e gratidão, a todos os "soldados da paz" e corporações do Concelho de Penafiel.
O ponto alto da efeméride, inserida nas comemorações do 246ºaniversário da Cidade de Penafiel,  foi o tradicional desfile apeado e motorizado, que contou com a participação das três corporações de bombeiros do Concelho, (Entre-os-Rios, Paço de Sousa e Penafiel).
Desfile  esse que percorreu as ruas da cidade, entre o Campo do Conde de Torres Novas (Campo da Feira) e o Quartel dos Bombeiros da cidade.



Em nota de imprensa, Rodrigo Lopes, Vereador com o Pelouro da Proteção Civil da Câmara Municipal de Penafiel, referiu que: O Dia Municipal do Bombeiro é a expressão de gratidão e reconhecimento do Município de Penafiel aos homens e mulheres que estão sempre disponíveis para prestar socorro no nosso concelho. A atitude destes soldados da paz é um belo exemplo de serviço à comunidade. Bem hajam. Quero também agradecer à Comunidade Penafidelense que saiu à rua em força para acarinhar os nossos bombeiros.”

Ainda no Dia Municipal do Bombeiro foi anunciada aquisição de um compressor de ar para enchimento das garrafas de ar dos equipamentos de respiração, tecnicamente designados de ARICAS, utilizados no combate de incêndios urbanos ou industriais ou sempre que seja necessário atuar em espaços com atmosferas potencialmente perigosas. Este equipamento permite ainda o enchimento de garrafas de ar utilizadas por equipas de mergulho, se necessário.
Este equipamento vem dar resposta a uma importante necessidade operacional das corporações de bombeiros do município, tratando-se de um compressor elétrico de gama alta, com uma pressão de funcionamento de 200 ou 300 bar, e que permite um enchimento simultâneo de 2 duas garrafas de ar em menos de 9 minutos. Possui ainda função auto-stop e cumpre com as demais normas relativas ao controlo da qualidade do ar e respetivos sistemas de purificação, referiu fonte da autarquia em nota de imprensa.





Comentários