Biblioteca Municipal de Penafiel apresentou livro “Ri o Joaquim com cócegas assim”, da autoria de Rui Guedes

Livro dedicado aos mais pequenos contou ainda com a colaboração de Nuno Higino, José A. Nunes e Marco Fidalgo

A Biblioteca Municipal de Penafiel apresentou, no dia 8 de Abril, o livro “Ri o Joaquim com cócegas assim”, com textos de Rui Guedes, ilustrações de José A. Nunes e design gráfico de Marco Fidalgo.
Rui Guedes, de 41 anos, e com 14 anos de experiência profissional com a Biblioteca Itinerante da Biblioteca Municipal de Penafiel, aborda neste seu primeiro livro a questão da diferenciação de tratamento no seio das comunidades escolares das crianças portadoras de deficiência ou com menor capacidade de interação, convivência e aprendizagem.
Para Rui Guedes, autor do livro “Ri o Joaquim com cócegas assim…”, “A história do Joaquim é a inspiração de 14 anos de trabalho ao serviço da Biblioteca Itinerante da Biblioteca Municipal de Penafiel pelas escolas do concelho de Penafiel. Todos os dias, com um lápis e um caderno preto, fui anotando palavras, pontas soltas e situações vividas entre as crianças. Devido à minha experiencia profissional, reparei que uma criança com um livro na mão, em qualquer parte da escola, sente-se completamente igual aos outros. O objetivo deste livro é que possamos olhar para o Joaquim, personagem principal, e imaginarmos uma outra criança, seja uma Maria, um José, ou uma Rafaela. Com este livro pretendo que os mais pequenos não olhem para a diferença com olhos de desigualdade mas sim de igualdade. E é esta sensação de igualdade que me fascinou e me incentivou a trabalhar este livro.”.
O livro “Ri o Joaquim com cócegas assim” expõe situações, em algumas crianças, portadoras de deficiência ou, simplesmente, uma maior incapacidade de interação, convivência e aprendizagem, que potenciam, de certa forma, um tratamento desigual, ou diferenciado.

A apresentação do livro esteve a cargo do editor Nuno Higino.
Para Nuno Higino, editor do livro “Ri o Joaquim com cócegas assim…”, Hoje em dia são muitos os que falam e reivindicam a diferença. Nunca tanto se falou da diferença e no direito á diferença, e nunca o mundo foi tão igual como agora. Um mundo globalizado onde todos agem, comem e vestem da mesma maneira, em qualquer ponto do planeta. Esta história analisa e demonstra muito bem esta situação.”
Para José A. Nunes, ilustrador do livro, “Nesta ilustração, sendo esta a minha primeira experiência com um livro, optei por desenhar e pintar de forma surrealista. Poeticamente falando, o surrealismo passa por encarar a realidade de uma forma ainda mais real. No surrealismo podemos perfeitamente olhar para um pássaro e dizer que é o Joaquim a voar. Na história o Joaquim está com as mãos no bolso mas poderia perfeitamente ser outro menino qualquer. Neste caso quis fazer o Joaquim da forma como eu o vejo. Em suma, este livro é aberto às várias interpretações de cada leitor.”
Para Rodrigo Lopes, vereador com o pelouro da Educação, “Estamos perante um livro muito especial e a ser apresentado numa data também ela muito especial. Faz hoje 14 anos que foi lançada a Biblioteca Itinerante da Biblioteca Municipal de Penafiel. Uma Biblioteca que se desloca às escolas. Uma ideia fantástica que tem como único objectivo levar até às nossas crianças mais sabedoria, mais literacia, mais educação e claro mais inclusão social. Este projeto vai ao encontro das nossas prioridades na área da educação. Ao longo destes anos temos feito um grande esforço na colocação de bibliotecas nos diversos centros escolares espalhados pelo concelho. Queremos que estes valores que aqui abordamos sejam incutidos, trabalhados e promovidos junto da nossa comunidade escolar. Bem hajam por este livro e bem hajam por este projeto.”
A apresentação do livro “Ri o Joaquim com cócegas assim” contou ainda com uma encenação de Fernando Soares interagindo com as crianças presentes no auditório da biblioteca.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários