Penafiel associa-se ao Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penafiel (CPCJ), em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel, associou-se à iniciativa lançada pela Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR) e vai promover, no dia 20 de abril, ações de prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude.

Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” é o tema escolhido para 2016 e servirá de mote para o conjunto de iniciativas que a CPCJ de Penafiel vai promover.
No dia 20 de abril, durante a manhã, serão distribuídos laços azuis e cartazes pela comunidade e às 10h00, no largo da Misericórdia, decorrerá o lançamento de balões pelos alunos do 4º ano do Centro Escolar de Penafiel.
Estas acções pretendem consciencializar a comunidade, para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, da família, para o exercício de uma parentalidade positiva, e da criança/ jovem, para os seus Direitos.
Ainda, durante todo o mês, serão distribuídos materiais lúdicos e informativos a pais e crianças, alusivos aos direitos das crianças e dos quais constam sugestões de atividades que os pais devem desenvolver com os seus filhos, assim como a história do Laço Azul.
Recorde-se que a Organização Mundial de Saúde (OMS) define abusos ou maus-tratos às crianças como todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder. Estabelece, ainda, quatro tipos de maus-tratos: físico, emocional, sexual e negligência.

Fonte desta notícia
Câmara Municipal de Penafiel

Comentários