Penafiel dos Tempos Idos | Revolução de 25 de Abril de 1974

No passado dia 25 de Abril de 2015, assinalou-se o  42º aniversário da  revolução dos cravos, que libertou o povo português de uma ditadura, e lhe abriu portas para a liberdade.
A 25 de Abril de 1974, o Estado Novo caiu, após quase 50 anos de governação.
O MFA, Movimento das Forças Armadas, revoltado com o governo e com a guerra colonial, derrubou Marcelo Caetano do poder. A tenebrosa PIDE, ainda resistiu, mas no fim do dia, também se rendeu.

Em Penafiel, a população acatou os apelos dos militares para que toda a gente ficasse em casa, portanto o dia correu praticamente na normalidade.
Só no dia 27 de Abril de 1974, dois dias depois da Revolução é que o povo festejou em Penafiel de forma mais entusiástica este acontecimento.

A concentração começou no Largo da Ajuda, com a participação de muitas estudantes do Liceu Nacional de Penafiel e do antigo Magistério.
Erguendo cartazes e gritando palavras de aclamação à Revolução dos Cravos, a população desfilou pelas ruas: do Paço, Largo Padre Américo, Praça Municipal, Avenida Sacadura Cabral, Avenida Egas Moniz e terminando no Campo do Conde de Torres Novas,( Campo da Feira) em frente ao Quartel Militar.
Já no local foi cantado o Hino Nacional, momento muito sentido para todos os presentes.
No fim grande parte regressou ao Largo da Ajuda.
Ficam as fotografias deste momento da História de Portugal. Foto Antony


Comentários