Penafiel-Santa Clara, 2-1: Permanência mais perto com bis de Yero

O Penafiel deu este domingo um passo importante rumo à permanência na 2.ª Liga, ao vencer o aflito Santa Clara por 2-1, anulando a desvantagem inicial, num jogo repartido e emocionante da 42.ª jornada.
Yero foi a figura do encontro, ao anotar os dois golos dos locais, que somaram o 18.º encontro consecutivo sem perder, aos 72 e 85 minutos, depois de Rafael Batatinha, aos sete, ter colocado os açorianos na frente do resultado.

O Santa Clara, que não perdia há seis jogos, apresentou-se com um futebol apoiado e grande mobilidade dos avançados, em especial do líbio Hamdou, na esquerda, demonstrando cedo ao que vinha, face a uma equipa demasiado reativa de início, em função do duplo 'pivot' a meio campo demasiado posicional.



Com as duas equipas encaixadas no mesmo sistema (4-2-3-1), a diferença foi marcada pela velocidade de execução e Rafael Batatinha, aos sete minutos, desviou, na área, de cabeça um centro de Carraça da direita e inaugurou o marcador, confirmando as ameaças anteriores de Ruben Saldanha e Tiago Ronaldo.

Apesar do golo madrugador, o sentido de jogo manteve-se na primeira parte e o internacional líbio, por duas vezes, aos 18 e 35 minutos, ficou muito perto do segundo golo, valendo na última situação Ivo Gonçalves a negar o golo.

O guarda-redes do Penafiel voltou a ser decisivo no arranque da segunda parte, ao negar o golo a Carraça e Rafael Batatinha, e, já nos descontos, ao suplente Clemente, período no qual os durienses mandaram no encontro.

Da primeira parte tinham ficado dois lances promissores de Rui Miguel e um cabeceamento de Gonçalo Abreu ao poste e estes sinais de mudança acentuaram-se com a entrada de Yero, que substituiu ao intervalo o trinco Diogo Melo.

O avançado do Penafiel juntou-se a Rui Miguel e acrescentou muitos centímetros no ataque, o que veio a se revelar decisivo, de pouco valendo a entrada do também líbio El Gadi, no Santa Clara, para equilibrar a equipa no jogo aéreo.

Na primeira intervenção, aos 54 minutos, Yero acertou no ferro, e a seguir, aos 70, falhou escandalosamente a baliza do Santa Clara, mas redimiu-se dois minutos depois, igualando o resultado, sempre de cabeça, após um canto da direita.

A insistência no jogo aéreo dos locais voltou a dar resultados aos 85, com Yero, que hoje chegou aos 10 golos no campeonato, a 'bisar', correspondendo, de cabeça, a um cruzamento teleguiado de Tiago Barros da direita.

Com este resultado, o Penafiel ascendeu ao tranquilo 12.º lugar, com os mesmos 56 pontos do Sporting de Braga B, ao passo que o Santa Clara manteve os 48 e continua no limite da permanência, em igualdade pontual com o Benfica B e o Leixões, ambos em zona de descida.

Fonte-Autoria desta notícia- Record.xl.pt 

Comentários