Secretário de Estado anuncia aquisição da autoescada dos Bombeiros de Penafiel através de candidatura a fundos comunitários


Penafiel foi a cidade escolhida para a apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) de 2016, do qual integra o Plano Operacional Distrital, numa iniciativa que contou com a presença do Secretário da Administração Interna, do Comandante Operacional Nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil, do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel e vários elementos ligados à protecção civil dos diversos concelhos do Distrito.
Para Jorge Gomes, Secretário da Administração Interna, “Portugal sem fogos, depende de todos nós. Este é um plano que temos preparado para as várias fases no combate aos incêndios criando um dispositivo, bem distribuído pelo país, para que o combate aos incêndios seja imediato e eficiente. Temos meios suficientes, com 2 mil viaturas, 10 mil operacionais no terreno e 47 meios aéreos.”
No contexto desta sessão, foi apresentada a Diretiva que organiza o dispositivo de combate previsto no DECIF para o período crítico de incêndios florestais deste ano.
Depois de em Janeiro, ter reunido com o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, o Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Penafiel e o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, assumindo todos os esforços para a aquisição da autoescada para Penafiel, Jorge Gomes, Secretário de Estado anunciou que “a candidatura para aquisição de este equipamento para os Bombeiros de Penafiel poderá avançar a partir de Maio. Todos sabemos que o orçamento do estado tem de ser bem gerido. Estamos a falar de dinheiro público que acaba por pertencer a cada um de nós. Entendemos que, nesta situação, devemos aproveitar os fundos comunitários para adquirir este tipo de equipamentos. Posto isto, a partir de maio, vão abrir concursos para candidaturas a fundos comunitários. Estamos esperançados e confiantes que tudo corra bem.”
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “ Desde o início que assumimos a nossa atenção e disponibilidade para solucionar a questão da necessidade deste equipamento para Penafiel. Fizemos todas as diligências necessárias para, de uma forma responsável, resolver esta questão. Perante a visita e o anúncio do Secretário de estado acreditamos que este processo encontra-se a bom ritmo. Reafirmamos a nossa total disponibilidade para colaborar e suportar a parte não comparticipada do equipamento. Referir ainda que foi para nós uma honra poder receber esta importante cerimonia aqui em Penafiel. O nosso Município foi o escolhido, entre os 18 do Distrito do porto, para ser palco da apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) de 2016, do qual integra o Plano Operacional Distrital.”
António Rodrigues, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, salientou a importância do trabalho conjunto entra a Direção dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, a Câmara Municipal de Penafiel e a Secretaria de Estado da Administração Interna. “Estamos optimistas com o compromisso do Governo referente a esta situação em particular. Apesar deste equipamento ainda não ter sido fulcral para uma situação de emergência, mesmo sabendo que o comando distrital encaminharia uma viatura com a mesma tipologia, caso fosse necessário, continuamos a defender que Penafiel necessita de uma autoescada. Estou feliz pelo desenvolvimento da situação e quer agradecer à Camara Municipal de Penafiel pelo apoio que demonstrou desde o inicio e pela disponibilidade imediata na comparticipação da aquisição do equipamento e claro, ao Secretário de Estado pelo compromisso e apoio aos nossos bombeiros.”
Este equipamento ficará sediado na corporação dos Bombeiros Voluntários de Penafiel servindo as restantes corporações do concelho e integrará o dispositivo distrital.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários