Cidade de Penafiel prestou devoção a Nossa Senhora de Fátima

A Cidade de Penafiel acolheu as celebrações de "Maio-mês de Maria" com as tradicionais  Procissão de Velas em Honra de Nossa Senhora.

Com objetivo de levar a presença materna de Maria a um maior número de filhos seus e unir toda a comunidade na mesma devoção filial a Nossa Senhora, a cidade viu passar duas Procissões de Velas.
Uma teve início, no dia 13 de Maio, na Capela de Santa Luzia com recolha na Igreja Matriz e no dia a seguir, dia 14 de Maio, com início na Igreja Matriz e recolha no Santuário do Sameiro.
O trajeto  das duas procissões, ficou marcado  pela recitação do terço e cânticos de Nossa Senhora, por várias casas que tinham colchas nas varandas, as ruas estavam engalanadas com tapetes de flores, sendo destaque para o belo cenário no Santuário do Sameiro iluminado por centenas de velinhas. À passagem da Procissão por baixo da ponte do Sameiro, o Andor de Nossa Senhora foi recebido por uma chuva de pétalas e balões.
Na procissão participaram centenas de pessoas, a cruz paroquial, os acólitos, a carrinha do som e o andor do Imaculado Coração de Maria, carregada por mulheres que contaram com a ajuda dos Bombeiros Voluntários de Penafiel.
No final  das procissões realizou-se a consagração e o adeus a Nossa Senhora com o respetivo cântico de despedida e uma forte salva de palmas.
Verdadeiras caminhadas de fé pelas ruas da Cidade de Penafiel, que o blogue Riquezas e Tradições de Penafiel acompanhou e registou através de vídeo e fotografia.
Ficam as fotografias das duas procissões.


Procissão de Velas, da Capela de Santa Luzia para a Igreja Matriz 







Procissão de Velas, da Igreja Matriz para a Igreja do Sameiro













Comentários