Museu Municipal de Penafiel promove várias atividades no mês de Maio


O Museu Municipal de Penafiel preparou várias actividades durante o mês de Maio, com o objecto do mês “O Escudo do “Baile dos Turcos””. O Museu vai dar forma oblonga com a representação do sol a dourado e de um crescente a prateado (símbolos relacionados com a religião muçulmana), usada por alguns elementos do baile dos turcos na procissão do Corpo de Deus.
No dia 7 de maio, o Museu Municipal vai inaugurar a exposição de pintura “A minha arte é o meu coração” do pintor A. Ribeirinho. Segundo o autor, “esta exposição retrata essencialmente o meu percurso na arte da pintura. Pelos dedos das minhas mãos passam as formas e as cores que a minha mente cria e o meu coração sente. A minha arte é o meu coração”. A exposição “A minha arte é o meu coração” vai estar patente no Museu de Penafiel até 5 de junho.
No dia 13 de maio, às 21h30, o Museu Municipal de Penafiel vai ser palco da apresentação do livro “Para lá de Bagdad” do escritor Alberto S. Santos. O escritor Alberto S. Santos, autor de "A Escrava de Córdova" (2008), "A Profecia de Istambul" (2010) e "O Segredo de Compostela" (2013), apresenta o seu novo romance "Para Lá de Bagdad", com a chancela da Porto Editora, no Museu Municipal de Penafiel.
Já no dia 15 de maio, às 11h00, o museu dinamiza a atividade “aula aberta de yoga”.
No terceiro domingo dos meses de maio, junho e julho, o Museu e o Gayatri disponibilizam aulas de yoga que, inspiradas na exposição permanente da sala Da Arqueologia, oferecem aos participantes novas formas de ver o mundo e de se experimentarem a si mesmos.
Ainda no decorrer no mês de maio, no dia 18 de maio, no âmbito do evento, do “Dia Internacional dos Museus”, o Museu Municipal de Penafiel, dinamiza a atividade “Eu sou da paisagem” reafirmando a sua intervenção ativa na preservação e promoção de valores significantes do património móvel, imóvel e imaterial, dinamizando duas atividades alusivas ao tema Museus e Paisagens Culturais. Estas atividades irão decorrer, às 10h00 e por último às 14h30.
No dia 21 de maio, Noite Europeia dos Museus, o Museu Municipal no âmbito da atividade em “Cena no Museu”, vai dinamizar a peça “Óculos de Sol”. Esta peça retrata uma receita para um cocktail estereofónico que envolve uma governanta difícil e intransigente (mas deveras sensual) e de uma viúva negra autoritária, que bebe às escondidas entre outras personagens ao longo da história.
Esta peça, de género artístico, comédia, vai-se realizar às 21h30, com a duração de 1h30m. Esta entrada é gratuita e tem uma capacidade limitada aos lugares disponíveis para maiores de 6 anos.
Por ultimo, no dia 29, entre as 15h00e as 18h00, no âmbito do evento “Ao domingo no Museu”, o Museu dinamiza a atividade “Bailes da Festa” destinados a família e ao público em geral.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários