Paróquia de Penafiel | Avisos Semanais- 22 de Maio de 2016


-A Missa na Igreja de Santo António dos Capuchos esta semana será na terça-feira, dia 24 de maio. Quarta-feira, a Missa Vespertina de Corpo de Deus será na Igreja Matriz.
-Quinta-feira, dia 26 de maio, celebramos a Solenidade do Corpo de Deus. Neste dia a Igreja convida-nos a ficar com Jesus Eucaristia na intimidade e na alegria da fé. Mais que um feriado, é um Dia Santo em que os cristãos celebram a Eucaristia, como se fosse domingo, e , de modo especial, demoram-se em adoração diante do Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Somos, pois, convidados a celebrar festivamente a Eucaristia e, durante a tarde, entre as 13h e as 17h30, passar pela Igreja Matriz para um momento de oração e intimidade diante do Santíssimo Sacramento.
-A Solenidade do Corpo de Deus tem o seu centro e ponto mais importante na celebração da Eucaristia. Na nossa comunidade cristã de Penafiel a Missa Solene das Festas do Corpo de Deus será ás 11h30, na Igreja Matriz. Como Sinal visível da comunidade que somos, à hora desta Eucaristia não haverá outras Eucaristias na cidade, para que todos os representantes das várias Ordens, Confrarias, Irmandades e Igrejas da Cidade possam participar na Missa na Igreja Matriz e toda a comunidade se sinta envolvida e convidada para a Missa paroquial. Esta é uma feliz ocasião de nos sentirmos e sabermos pertença de uma única comunidade, enriquecida na variedade e singularidade de cada Ordem, Confraria, Irmandade, grupo ou associação.
-A tarde do Dia de Corpo de Deus será preenchida com a Exposição e Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Igreja Matriz. No fim da Eucaristia das 11h30, o Santíssimo fica em Exposição. Os momentos de adoração serão orientados pelos seguintes grupos: 13h-14h, Apostolado da Oração; 14h-15h, Ministros da Comunhão; 15h-16h, Catequistas. Para cada hora, os responsáveis devem preparar um esquema de oração comunitária. Às 16h30 oração de Vésperas para a qual é convidada toda a comunidade, de modo especial todos os que vão integrar na procissão. Às 17h30 inicia a procissão, no percurso habitual.
-Sexta-feira, dia 27 de maio, às 21h, no Largo da Ajuda, com o concerto da Banda de Música, será apresentado um livro "Corpo de Deus - Festa do Triunfo Eucarístico", da autoria do Pe José Cunha, natural de Penafiel, missionário do Espírito Santo que atualmente é Pároco em São Brás de Alportel, no Algarve.Esta é uma obra do interesse de todos, uma vez que vai à procura das raízes da tradição e ajuda-nos a compreender o legado que os nossos antepassados nos deixaram e temos a missão de transmitir às próximas gerações. Todos somos convidados a programar as nossas agendas para podermos participar neste momento cultural.
-Domingo, dia 29 de maio, as Religiosas Carmelitas de Bande, Paços de Ferreira, estarão junto às igrejas da cidade a vender artesanatos e produtos caseiros. O fruto dessa venda reverte a favor das obras no mosteiro de Bande.
-O Pároco vai encontrar-se com os catequistas para fazer a avaliação do ano da catequese que está a terminar e começar a programar o novo ano de catequese. Os encontros serão nos seguintes dias: em Penafiel, às 21h, dia 7 de junho com os catequistas do 1º, 2º e 3º anos; dia 8 de junho com os catequistas do 4º, 5º e 6º anos; dia 9 de junho com os catequistas do 7º, 8º, 9º e 10º anos. Era importante que todos os catequistas participassem nestes encontros, se não puderem estar no horário do seu ano, podem escolher outros horários previstos.
-Por iniciativa do Conselho Pastoral, está a ser pensado um Dia Comunitário, será dia 9 de julho, dirigido a todos os elementos de todos os grupos paroquiais. Nesse dia a manhã será preenchida pela oração e reflexão sobre a vida comunitária, a tarde será de convívio e confraternização. O local ainda está a ser escolhido. é importante que, desde já, todos vão reservando as suas agendas para poderem participar.
-Está afixada no placar da Paróquia a escala dos grupos responsáveis pela orientação do terço ao longo do mês de maio. A orientação do Terço na nossa comunidade terá a participação de todas as forças vivas da comunidade A participação de todos enriquece a comunidade. Cabe aos responsáveis de cada grupo mobilizar o seu grupo na preparação e na realização do terço em cada dia.
-A Arquiconfraria do Santíssimo Imaculado Coração de Maria informa que durante o mês de Maio o terço na Igreja das Freiras será de 2ª a 6ª feira às 10h.
-Durante o mês de Maio haverá terço às 21h todos os dias no Santuário do Sameiro (aos domingos às 16h), na Igreja da Ajuda e na Capela de Santa Luzia.
-Todas as pessoas que quiserem incorporar os quadros bíblicos na Procissão do Corpo de Deus devem fazer a sua inscrição na Casa da Sagrada Família nos próximos dias. A tradição recente tem dado muitos e bons frutos, enobrecendo a nossa Procissão e sendo ocasião de uma catequese importante que, em comunidade e no espírito de fé, deixamos a todas as pessoas que nos visitam. O convite e incentivo é para todos.

Comentários