Paróquia de Penafiel | Avisos semanais- 8 de Maio de 2016


-Segunda-feira, dia 9 de maio e terça-feira, dia 10 de maio, celebramos o 110º aniversário de nascimento de D. António Ferreira Gomes, natural de Milhundos, que foi Bispo do Porto. D. António foi uma das personagens mais marcantes na vida nacional e da Igreja da segunda metade do século XX. O seu pensamento e intervenção na defesa dos Direitos Humanos fizeram dele um arauto da liberdade. Conhecer o seu pensamento e o seu percurso é essencial para a história da nossa terra e torna-se decisivo na edificação dos tempos novos que vivemos. Da comemoração desta data destacam-se, dia 9 de maio, às 21h30, no Auditório do Museu Municipal de Penafiel, a Conferência proferida pelo General António Ramalho Eanes, antigo Presidente da República, intitulada: "D. António Ferreira Gomes: o combate ousado da liberdade do Homem e da democracia de libertação" e o testemunho de D. Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal. No dia 10 de maio, às 18h, haverá Romagem à sepultura de D. António, no cemitério de Milhundos; às 18h30, Eucaristia de sufrágio por D. António, na Igreja da Misericórdia e ás 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel, apresentação do livro "Obras Escolhidas" (Vol. 2) do Professor Doutor Cón. Arnaldo de Pinho, com textos de D. António Ferreira Gomes.
-No próximo fim-de-semana teremos as Procissões de Velas na nossa comunidade. Sexta-feira, dia 13 de maio, às 20h30, celebraremos a Eucaristia em Santa Luzia e iniciaremos a procissão, segundo o percurso já anunciado, até à Igreja Matriz. No sábado, dia 14 de maio, às 19h30, celebraremos a Vigília de Pentecostes e a Festa da Vida dos adolescentes do 8º ano da catequese e, pelas 21h, iniciaremos a procissão de velas até à Igreja do Sameiro, no percurso habitual. Neste ano em que tivemos a alegria da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima somos convidados a prolongar essa alegria e a manifestação pública da nossa fé nestas Procissões de Velas. Por isso, convido toda a comunidade a participar nestas Procissões, bem como a ornamentar o percurso onde passam as procissões com luzes e colchas nas varandas, sinal de festa.
-Dia 27 de maio, às 21h, no Largo da Ajuda, com o concerto da Banda de Música, será apresentado um livro sobre as Festas do Corpo de Deus em Penafiel. Este é o resultado de um longo trabalho de investigação e elaboração, deixando-nos um precioso instrumento para melhor compreendermos esta tradição tão nossa e com características singulares em todo o país. O autor deste livro é um sacerdote nascido em Penafiel, Pe José Cunha, que se fez missionário na Congregação do Espírito Santo e atualmente é Pároco em São Brás de Alportel, no Algarve. Todos somos convidados a programar as nossas agendas para podermos participar neste momento cultural.
-Está afixada no placar da Paróquia a escala dos grupos responsáveis pela orientação do terço ao longo do mês de maio. A orientação do Terço na nossa comunidade terá a participação de todas as forças vivas da comunidade A participação de todos enriquece a comunidade. Cabe aos responsáveis de cada grupo mobilizar o seu grupo na preparação e na realização do terço em cada dia.
-Todas as pessoas que quiserem incorporar os quadros bíblicos na Procissão do Corpo de Deus devem fazer a sua inscrição na Casa da Sagrada Família nos próximos dias. A tradição recente tem dado muitos e bons frutos, enobrecendo a nossa Procissão e sendo ocasião de uma catequese importante que, em comunidade e no espírito de fé, deixamos a todas as pessoas que nos visitam. O convite e incentivo é para todos.
-A Cooperativa Agrícola de Penafiel informa que as candidaturas ao subsídio agrícola terminam a 15 de maio. São necessários os seguintes documentos: Cartão único, Candidatura do ano 2015 e Carta dos Direitos (enviada pelo IFAP)

Comentários