Penafiel prestou Homenagem a D.António Ferreira Gomes

A Câmara Municipal de Penafiel comemorou, nos dias 9 e 10 de Maio, o 110.º Aniversário do Nascimento de D. António Ferreira Gomes, penafidelense e bispo do Porto.

No âmbito da homenagem prestada pela Câmara Municipal de Penafiel, o General Ramalho Eanes e o Bispo Emérito D. Manuel Martins estiveram em Penafiel, no dia 9 de Maio, no auditório do Museu Municipal para participar na conferência “D. António Ferreira Gomes: o combatente ousado da liberdade positiva do Homem e da democracia de libertação”.

Na sua intervenção, Ramalho Eanes expressou a sua admiração pelo Bispo do Porto, “ao longo da nossa vida passam pessoas que nos marcam de tal forma que nunca mais as esquecemos. Ficamos ligados pelas memórias, mas sobretudo pelo afeto e pelo respeito. Tive o privilégio de privar com ele e de lhe atribuir, em nome do país e em nome pessoal, o distintivo da Ordem da Liberdade. Recordo-o como um homem bom e justo e admiro a sua coragem por entender que era indispensável que a igreja abdicasse da sua posição burocrática e institucional em relação ao Estado Novo e em relação a Salazar.”

O Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, nasceu na freguesia de Milhundos – Penafiel e tornou-se numa personalidade incontornável na luta pela liberdade e na crítica à situação política, social e religiosa da nação. No exercício do magistério episcopal e em defesa da doutrina social da Igreja Católica, dirigiu uma carta ao então chefe do Governo, António de Oliveira Salazar, criticando a situação e o momento vivido na altura.


Para D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto, “esta é uma homenagem justa. Uma homenagem que faz todo o sentido ser feita e realizada aqui em Penafiel, terra onde nasceu, viveu e quis ser sepultado. Isso significa um grande amor à sua terra, à sua origem, à sua família e aos seus conterrâneos. É uma homenagem de todo o país, e Portugal deve-lhe muito. Quero louvar a atenção e o dinamismo da Câmara Municipal de Penafiel que entendeu elevar, de forma justa, o nome de D. António Ferreira Gomes. Um obrigado também à fundação SPES e à Igreja por todo o trabalho desenvolvido em torno de D. António Ferreira Gomes.”

No dia 10 de Maio, dia do nascimento de D. António Ferreira Gomes, as homenagens começaram logo pela manhã com a colocação de um ramo de flores e largada de balões, pelos alunos do Agrupamento de Escolas com o seu nome, junto à sua estátua, na cidade de Penafiel.


No final da tarde, decorreu uma visita à sepultura de D. António Ferreira Gomes, no cemitério de Milhundos e, posteriormente, uma eucaristia em sua memória, celebrada pelo Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, na Igreja da Misericórdia, em Penafiel.



Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel
Fotografias da Missa na Igreja da Misericórdia | Riquezas e Tradições de Penafiel

Comentários