Museu de Penafiel acolheu apresentação do livro "Corpo de Deus- Festa do Triunfo Eucarístico"


Decorreu no passado dia 27 de Maio no Museu Municipal de Penafiel, a apresentação do livro " Corpo de Deus-Festa do Triunfo Eucarístico" da autoria do Pe José da Cunha Duarte, natural de Penafiel, missionário do Espírito Santo e que atualmente é Pároco em São Brás de Alportel, no Algarve.

O Livro é o resultado de um longo trabalho de investigação e elaboração, deixando-nos um precioso instrumento para melhor compreendermos esta tradição tão nossa e com características singulares em todo o país.
Esta é uma obra do interesse de todos, uma vez que vai à procura das raízes da tradição e ajuda-nos a compreender o legado que os nossos antepassados nos deixaram e temos a missão de transmitir às próximas gerações. 

Na apresentação do livro esteve presente o Pároco de Penafiel, Pe Paulo Jorge, e a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, DrªSusana Oliveira.


Autor pediu a recuperação do Baile dos Alfaiates 

Ainda durante a apresentação, Pe José Cunha Duarte salientou os Bailes dos Ofícios do Corpus Christi como uma marca de que distingue as festividades de Penafiel, reforçando o pedido para a recuperação dos restantes bailes dos ofícios que se encontram em interregno em particular para o Baile dos Alfaiates, que gostaria se possível ver já em 2017. 

Recorde-se que desde 2008 têm vindo a ser recuperados os Bailes tradicionais da Festa numa trabalho exaustivo da Câmara Municipal de Penafiel e do Museu Municipal de Penafiel com associações locais. 
Foram já recuperados os Bailes dos Pedreiros, Turcos, Floreiras, Pauzinhos e Pretos. O dos Ferreiros foi o único que sempre esteve em vigor.
Em interregno continuam os Bailes dos Alfaiates, Sapateiros e Velhos.

Comentários