Paróquia de Penafiel | Avisos Semanais- 05/06/2016


-Na próxima quarta-feira, dia 8 de junho, não haverá a missa das 16h na Igreja do Calvário.
-Sexta-feira, dia 10 de junho, estará connosco a presidir à Eucaristia o Sr. Pe Leandro Garcês, nosso conterrâneo e que pertence à Ordem dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus. Por motivos da sua agenda a Eucaristia não será às 19h30, como habitualmente, mas ás 11h, na Igreja Matriz. As intenções desse dia serão celebradas nesta Eucaristia.
-O Pároco vai encontrar-se com os catequistas para fazer a avaliação do ano da catequese que está a terminar e começar a programar o novo ano de catequese. Os encontros serão nos seguintes dias: em Penafiel, às 21h, dia 7 de junho com os catequistas do 1º, 2º e 3º anos; dia 8 de junho com os catequistas do 4º, 5º e 6º anos; dia 9 de junho com os catequistas do 7º, 8º, 9º e 10º anos. Era importante que todos os catequistas participassem nestes encontros, se não puderem estar no horário do seu ano, podem escolher outros horários previstos.
-Celebramos este ano o centenário de nascimento do Sr. Pe Albano Ferreira de Almeida. À entrada das Igrejas da cidade está uma folha que todos podem levar para deixarem o seu testemunho sobre a pessoa e o ministério do Pe Albano. Este testemunho breve deve ser entregue no Cartório Paroquial ou na Sacristia da Igreja Matriz até ao próximo dia 19 de junho.
-Dos anais da história de Penafiel consta que a nossa cidade já foi Diocese. Foi criada em 1 de junho de 1770 por bula do Papa Clemente XIV, desanexada da Diocese do Porto, com a elevação da vila de Arrifana de Sousa a cidade por D. José I, sob o nome de Penafiel. Entretanto foi extinta em 1778. Contudo, na tradição da Igreja, a todos os Bispos que não são titulares de nenhuma diocese é lhes conferido o título de uma Diocese extinta. Atualmente o Bispo titular de Penafiel é Francisco-Javier Lozano (desde 1994). Este Bispo visitará a nossa cidade no próximo dia 21 de junho. Do programa dessa visita consta, como momento público a celebração da Eucaristia na Igreja da Misericórdia (antiga Catedral), às 18h30 e a apresentação de um livro - "Diocese de Penafiel - 1770-1778", do Dr. José Coelho Ferreira, às 21h30, na Igreja da Misericórdia.
-O mês de junho foi consagrado, na tradição cristã, ao Sagrado Coração de Jesus. Assim, o Apostolado de Oração convida toda a comunidade para celebrar esta devoção. Durante todo o mês a devoção ao Sagrado Coração de Jesus será na Igreja Matriz e às quartas-feiras na Igreja dos Capuchos.
-Por iniciativa do Conselho Pastoral, está a ser pensado um Dia Comunitário, será dia 9 de julho, dirigido a todos os elementos de todos os grupos paroquiais. Nesse dia a manhã será preenchida pela oração e reflexão sobre a vida comunitária, a tarde será de convívio e confraternização. O local ainda está a ser escolhido. é importante que, desde já, todos vão reservando as suas agendas para poderem participar.

Comentários