Penafiel- Centenas de Milhares de pessoas assistiram à Procissão do Corpo de Deus

Centenas de milhares de pessoas assistiram em Penafiel à majestosa Procissão do Corpo de Deus protagonizando uma das maiores enchentes de sempre. O bom tempo e a reposição do feriado podem ter sido factores que ajudaram!
Momento alto das Festas da Cidade e do Concelho, esta procissão datada desde 1540, é considerada única e uma das maiores do país, por juntar o profano e o religioso.


A procissão que teve saída da Igreja Matriz de Penafiel percorreu as principais ruas da cidade, tendo lugar no adro do Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos a bênção do Santíssimo à cidade, com largada de pombos e apoteose de foguetes. A procissão recolheu no ponto de partida, a Igreja Matriz.
Aquela que em tempos foi a maior festa do Reino de Portugal, continua, nos dias de hoje, a ser  a celebração mais marcante da vida penafidelense.

A abrir o sumptuoso cortejo profano, ao som da fanfarra, surge a Bicha Serpe, figura grotesca e ameaçadora , em forma de dragão, acorrentada e vigiada pelo seu mordomo que lhe aponta uma longa espada. Seguiram-se os bailes dos ofícios, cada um com o seu traje e coreografia. Logo depois aparece uma vasta comitiva de cavaleiros vestida à Século XV, onde se insere o Estado de S.Jorge, santo defensor do Reino, acompanhado dos seus pagens. Pouco depois chega o pachorrento Boi Bento e o Carro Triunfal, em forma de concha, no alto segue a figura da cidade, apoiada na sua lança e escudo. Nos degraus do imponente carro seguem crianças vestidas de branco, como se fossem coros de anjos lançando pétalas à multidão.

Segue-se o  cortejo religioso onde não faltam as crianças da catequese de Penafiel, as 38 cruzes e estandartes das paróquias do concelho,as irmandades e confrarias da cidade. No centro seguiram os quadros bíblicos, que impressionaram pelo realismo apresentado. Centenas de adultos recriaram fielmente os principais passos da Vida de Cristo e de episódios da Igreja Católica. Desde a anunciação do anjo, passando pelo nascimento de Jesus, à apresentação, à pesca milagrosa até à entrada de Jesus em Jerusalém, última ceia, sua morte e ressurreição.
Contudo, o momento mais solene surgiu no final, com a passagem do pálio onde seguia o Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, recebido por colchas nas varandas e pétalas de flores lançadas pelos habitantes em sinal de respeito. Na sua passagem os sinos das Igrejas da Cidade tocaram a repique e foram lançados foguetes,



A Procissão foi presidida por D.Gilberto, Bispo emérito de Setúbal.
O Riquezas e Tradições de Penafiel esteve presente e captou através de fotografia este momento solene. 














Comentários