Mais de 5000 avós vão marcar presença em mais uma edição do Dia dos Avós em Penafiel

Município presta homenagem Ana Elisa de Couto, natural de Penafiel e mentora do dia dos avós em Portugal


O Dia dos Avós volta a ser assinalado de forma especial em Penafiel, no próximo dia 26 de Julho. Todos os avós do concelho de Penafiel estão convidados a participar neste dia especial num programa recheado de atividades que lhes são dedicadas.
O programa do Dia dos avós começa logo pela manhã, com a receção aos avós. Às 09h30 a organização dinamiza a atividade “Avós em movimento” com aulas de zumba, ginástica e dança e logo de seguida decorrerá a apresentação do livro “Conta” de Cidália Fernandes, uma história que fala do amor entre netos e avós. Às 11h00 realiza-se a Missa Solene Presidida pelo Reverendíssimo Bispo do Porto.
O dia continua com o habitual Mega Pic-nic e com a atuação de vários artistas durante toda a tarde.
Ainda durante a tarde será apresentado e servido um bolo com 103 metros, que representa os 103 anos do avô mais velho que estará presente no evento.
Todos os avós do concelho estão convidados a participar neste dia tão especial para eles.
Como habitual nesta data, as Comemorações do Dia dos Avós completam-se com a homenagem a Ana Elisa de Couto, natural de Penafiel e mentora do dia dos avós em Portugal. A penafidelense dedicou vários anos da sua vida para dedicar um dia a todos os avós, homenageando-os enquanto transmissores de cultura, história e sabedoria e enfatizando o vínculo que representam entre as antigas e novas gerações.
O Dia Nacional dos Avós foi instituído pela Assembleia da República, em Junho de 2003, após inúmeros contactos de Ana Elisa de Couto, uma munícipe de Penafiel, já falecida, que reclamava desde 1986 a oficialização daquele dia.

Programa para o dia 26 de Julho
Local: Parque da Cidade de Penafiel

09h00 – Receção aos avós
09h30 – Avós em movimento
10h00 – Apresentação do livro “Conta” de Cidália Fernandes
11h00 – Missa Solene Presidida pelo Reverendíssimo Bispo do Porto
12h30 – Mega Pic-nic
14h30 – Atuação de várias Artistas (durante a tarde toda)

Fonte | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários