Agrival 2016 recebeu mais de 140 mil visitantes

Maior Feira Agrícola do norte e centro do País estabeleceu ainda novo recorde de volume de negócios, gerando cerca de 10 milhões de euros

A 37.ª edição da Agrival, maior Feira Agrícola do norte e centro do País, encerrou no passado dia 28 de agosto, com o espetáculo piromusical, perante milhares de pessoas.
Este certame fica, uma vez mais, marcado pelo sucesso e cumprimento das expectativas, estabelecendo novos recordes de visitas e de volume de negócios. Esta edição registou mais de 140 mil visitantes e gerou cerca de 10 milhões de euros de volume de negócios.

Ao longo dos 10 dias, mais de 140 mil visitantes, marcaram presença na Feira Agrícola do Vale do Sousa. A Agrival, inserida num espaço com cerca de 25 000 m2, contou com uma diversidade de expositores ligados à produção agrícola, gado, maquinaria, agroindústria, setor automóvel, imobiliária, gastronomia, artesanato, serviços e novas tecnologias. Nesta edição houve destaque para a 15.ª Mostra Nacional de Gastronomia, que contou com a presença de restaurantes de todas as regiões do País, incluindo um restaurante da região da Madeira.

Também os momentos de cultura e entretenimento marcaram a 37.ª edição da Agrival, com atuações de diversos ranchos, grupos de cantares e alguns dos artistas mais sonantes da música portuguesa.
No último dia do certame, 28 de agosto, realizaram-se o “Passeio BTT Agrival/Decathlon”, o tradicional Desfile de Tratores com Alfaias Agrícolas, e ainda já o habitual Concurso de Miss Agrival/2016.

Raça Podengo, Cebolas, Broa de Milho, Pão de Ló, e Melão Casca de Carvalho – Premiados
Os concursos típicos deste certame superaram as expectativas como foi o caso do concurso broa de milho, pão de ló, e o do melão casca de carvalho.
No dia 23 de agosto decorreu, o concurso da Broa de Milho, onde estiveram em competição 15 broas de milho. Maria Graça Soares obteve o primeiro lugar, Rosa Oliveira (conhecida por “Rosa Faneca”) o segundo e o terceiro lugar foi para Emília Vasconcelos. Também no mesmo dia foi premiado o melhor Pão de Ló, onde estiveram em avaliação 18 regueifas de pão de ló. O primeiro prémio foi arrecadado por Emília Vasconcelos, Laurinda Ribeiro com o segundo prémio e, em terceiro, Maria Alexandrina.

No dia de S. Bartolomeu, 24 de agosto, foi a vez do concurso das cebolas, no qual Joaquim Costa ficou em primeiro lugar. O prémio de “Produtor mais Jovem” foi para Vera Rocha, e o de “Quantidade” para Manuel Carvalho. No concurso da “Raça Podengo”, o prémio foi para Sérgio Freitas, da Casa dos Gigantes (Arouca).
O concurso “Melão Casca de Carvalho” decorreu no dia 26 de agosto, e contou com a participação de 20 produtores. O melhor melão foi para Joaquim Sousa Correia, já os segundo e terceiro lugar foram para José Magalhães e esposa, respetivamente.


Agrival promoveu espaços de debate subordinados à matriz do evento, a Agricultura
Com um cartaz bastante diversificado, a Agrival voltou a contar com espaços de debate sobre a agricultura. No 24 de agosto teve lugar, no auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, o colóquio “Alternativas para a produção de energia proveniente da agricultura e da floresta (up-running)”, organizado pela CONFAGRI. Já no dia 26, realizou-se, também no auditório do certame, o Fórum Regional da Agricultura organizado pela CooPenafiel – Cooperativa Agrícola de Penafiel.


Movimento Confrádico voltou a ter destaque em Penafiel
As entronizações da Confraria do Melão Casca de Carvalho, e da Confraria do Presunto e da Cebola decorreram nos dia 26 e 27, respetivamente, ambas na Igreja da Misericórdia, no qual se juntaram várias Confrarias de todo o País.

Vários investidores e empresários nacionais e internacionais visitaram 37ª edição da Agrival 
No passado dia 26 de agosto, a empresa Gewiss Portugal foi recebida pelo Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, no salão nobre dos Paços do Concelho, no âmbito da comemoração dos 25 anos da empresa.
Esta cerimónia contou com a presença do Diretor Industrial do Grupo e Gerente da Gewiss Portugal, Giuseppe Bergameli, bem como, colaboradores da empresa.
Depois da homenagem, a empresa Gewiss Portugal visitou a Agrival, a Feira Agrícola do Vale do Sousa.

Para Adolfo Amilcar, Vereador com o Pelouro das Feiras e Atividades Económicas, “Quero começar por agradecer a todos os expositores por continuarem a acreditar na Agrival. A edição deste ano foi um grande sucesso, e sobretudo uma feira muito positiva, quer em número de visitantes, quer em número de volume de negócios. De igual modo quero também realçar o civismo com que os visitantes viveram e sentiram a Agrival. Uma palavra de agradecimento e gratidão para aqueles que trabalham diariamente para o sucesso deste evento. Uma última palavra para o trabalho desenvolvido pela equipa de segurança privada, GNR e os nossos Bombeiros, que foram incansáveis no apoio dentro e fora da feira, garantindo toda a segurança a quem nos visitou.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “ Penafiel foi uma vez mais o centro das atenções, pelos melhores motivos, a nível regional e até mesmo a nível nacional. A 37ª edição da Agrival foi um sucesso. Muito graças à excelente organização mas acima de tudo graças aos penafidelenses que dela fizeram parte. Demonstramos o que de melhor esta região tem para oferecer. Quer ao nível da feira em si, mas acima de tudo ao nível do comportamento e bem receber. Penafiel é assim, uma terra generosa e que sabe estar. Obrigado a todos que colaboraram para consolidar a Agrival num evento fantástico e que orgulha, naturalmente, todos os penafidelenses.”

Fonte da notícia | Câmara Municipal de Penafiel
Fotografias- Riquezas e Tradições de Penafiel

Comentários