Milhares de Pessoas estiveram no São Martinho em Penafiel

Castanhas Assadas, Vinho novo, artesanato, cantares ao desafio, feira pelas ruas da cidade, carrosséis, farturas e Tortas de S.Martinho, foram alguns dos ingredientes que ditaram mais um sucesso do S.Martinho em Penafiel.
Durante 11 dias, centenas de milhares de pessoas acorreram à cidade de Penafiel para festejar o seu padroeiro.


Apesar de a 11 de Novembro o céu aparecer encoberto, o Verão de São Martinho surgiu dois dias depois, dia 13, convidando milhares de Penafidelenses e forasteiros que não quiseram perder a oportunidade de visitar uma das maiores e mais dinâmicas feiras comerciais do distrito do Porto.
Por estes dias, as ruas da cidade de Penafiel ficaram preenchidas pela festa, que tinha ao dispor uma grande variedade de produtos, desde os sectores de vestuário e calçado, têxteis, lar, ferragens e ferramentas, maquinaria agrícola e até comerciantes de gado, com a tradicional feira do gado bovino e cavalar. 



No Pavilhão de feiras e exposições e no Campo da Feira estiveram montados verdadeiros parques de diversões, onde estavam presentes inúmeros carrosséis para todas as idades, gostos e feitios. Nos referidos locais e um pouco por toda a cidade, não faltaram também rulotes de cachorros e de farturas quentes.
Ainda no pavilhão de Feiras e Exposições reuniram-se mais de 35 mil motards para a tradicional concentração motard de S.Martinho.

Este ano foram vendidas mais de 20 toneladas de castanhas assadas e mais de 12 mil tortas de S.Martinho! 

Falar de S.Martinho é falar de Gastronomia e esta festa apresentou, como já é tradição, uma oferta gastronómica de comer e chorar por mais.
Nos restaurantes e tasquinhas da cidade multiplicaram-se as provas de vinho novo, fazendo jus ao ditado "pelo S.Martinho vai à adega e prova o vinho".
No lugar de puços, as pessoas tinham a oportunidade de, na compra duma caneca, fazer a prova dos vinhos da região, sendo que este ano foram vendidos cerca de 200 mil litros de vinho.

A acompanhar o vinho novo, não faltaram castanhas assadas, rojões, papas, iscas de bacalhau, pão com chouriço e tortas de S.Martinho, ao som de uns brejeiros cantares ao desafio e de atuações de grupos folclóricos e etnográficos do concelho, que deram a Penafiel um ambiente único.

Dia 11, Feriado Municipal e Dia de S.Martinho, teve o seu ponto alto com a missa solene em honra de S.Martinho, sendo visitado por milhares de pessoas na Igreja Matriz. A celebração teve a participação de centenas de pessoas. 


Também no dia 11, o Programa A Praça da RTP1 conduziu a sua emissão através do São Martinho em Penafiel. Apresentado por Jorge Gabriel e Sónia Araújo e acompanhados por Helder Reis, o programa deu a conhecer Penafiel e suas tradições a todo o país.

Somos Portugal da TVI esteve em Penafiel

 Durante mais de 6 horas, o Programa Somos Portugal da TVI mostrou ao País e ao Mundo o que de melhor Penafiel tem para oferecer!!!
As suas Riquezas e Tradições, o seu Património, o desporto concelhio,  as Termas, o Museu, e a gastronomia local foram alguns dos destaques!!!
O Programa conduzido por Leonor Poeiras, Nuno Eiró e Mónica Jardim, e ainda as reportagens de Manuel Melo, decorreu na Praça Escritaria, em pleno Jardim do Sameiro perante milhares de pessoas!! 
Além de mostrar Penafiel, o programa contou com animação musical a cargo de artistas bem conhecidos, como Jorge Guerreiro, Ricardo & Henrique, Tânia Sampaio, entre outros.
Chegada a feira ao fim, pode-se dizer " a tradição ainda é o que era".
Ficam algumas fotografias da festividade

Comentários