Penafiel é a única “Autarquia Familiarmente Responsável” do distrito do Porto

O Município de Penafiel é o único do distrito do Porto a receber em 2016 a bandeira de “Autarquia Familiarmente Responsável”, atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, avançou hoje à Lusa o presidente da Câmara.
Fotografia- Câmara Municipal de Penafiel

“É um reconhecimento que nos deixa muito felizes. Era um objetivo que perseguíamos desde o início do nosso mandato e pelo qual temos trabalhado de forma muito intensa e empenhada”, comentou.
Segundo a página do Observatório na Internet, nos distritos do Norte do país, além de Penafiel, serão premiados este ano os municípios de Braga, Boticas, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Famalicão e Vila Real. Em termos nacionais, o galardão vai ser atribuído a 58 autarquias, em cerimónia que decorrerá em Coimbra, no dia 7 de dezembro.
Para o presidente da Câmara de Penafiel, o reconhecimento do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis é o “corolário de um trabalho que se vem desenvolvendo neste mandato, constituído por um conjunto intenso e organizado de medidas que o Município foi aprovando e implementando”.
Como exemplo de medidas de apoio às famílias mais numerosas e desfavorecidas, o autarca recordou haver no concelho tarifários mais favoráveis de água, saneamento e resíduos, apoio ao arrendamento municipal e IMI com a taxa mais baixa que a lei permite e desconto de 20% para as famílias com três ou mais filhos.
Apoio na aquisição de medicamentos, reparações domésticas, programa de voluntariado de proximidade para evitar isolamento dos idosos, apoio na aquisição dos livros e material escolar, refeições escolares, programas de férias educativas e acesso mais económico aos equipamentos desportivos são outras medidas que, vincou, beneficiam muitas famílias de Penafiel.


“Temos condições singulares no acolhimento”
Antonino Sousa insistiu que aquele conjunto de apoios “pretende criar as melhores condições possíveis para que os penafidelenses se sintam bem no concelho” e atraiam outras populações.
“Temos condições singulares no acolhimento e na forma como apoiamos as famílias, com uma especial preocupação para os mais jovens, para as famílias numerosas, mas também para a população mais sénior”, assinalou.
O presidente daquele município do interior do distrito do Porto evidenciou que o galardão de “Autarquia Familiarmente Responsável” vem na sequência de outras distinções, recordando que “o concelho foi eleito três vezes consecutivas como o melhor da região do Tâmega e Sousa para viver, visitar e investir”.
O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis é um organismo criado no âmbito da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas, em parceira com Instituto da Segurança Social
O galardão atribuído por este Observatório premeia as autarquias comprometidas com políticas amigas das famílias com filhos, com a sua qualidade de vida e inclusão social.~

Fonte desta notícia | Tâmega e Sousa.Pt | Agência Lusa
Partilhada do site- tamegasousa.pt

Comentários