Pintora Graça Morais inaugurou exposição no Museu Municipal de Penafiel

Fuga do Caos e do Abismo” homenageia penafidelense António Rocha Melo

No passado dia 10 de novembro decorreu, no Museu Municipal de Penafiel, a inauguração da exposição “Fuga do Caos e do Abismo”, de Graça Morais, um dos maiores nomes da pintura portuguesa com reconhecimento nacional e internacional. A iniciativa contou com a presença de Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel e Maria José Santos, Diretora do Museu Municipal.

Com a colaboração do Município de Penafiel e coprodução Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, a exposição “Fuga do Caos e do Abismo” tem como curador Jorge da Costa, e presta tributo ao penafidelense António Rocha Melo, neurocirurgião de renome internacional e distinguido em 1996 com a Medalha de Ouro da Cidade.
António Rocha Melo faleceu em 2006 e esteve sempre ligado ao círculo das artes através da Fundação de Serralves e da Cooperativa Árvore, no Porto. O neurocirurgião teve, ainda, um papel fundamental na concretização do Museu Municipal de Penafiel.
Para Antonino Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “É com muita satisfação e orgulho que acolhemos, em Penafiel, uma exposição que retrata um tema muito atual na nossa sociedade, a crise da migração e dos refugiados. Nesta exposição, a pintora Graça Morais homenageia o seu amigo, António Rocha Melo, um penafidelense que teve uma carreira internacional de mérito e um papel fundamental na concretização do nosso Museu Municipal. Felicito a Graça Morais por esta atitude tão nobre e pelas suas magníficas obras.”
A exposição “Fuga do Caos e do Abismo” reflete uma das maiores crises humanitárias que tem como protagonistas migrantes a caminho do exílio e refugiados coagidos que arriscam a própria vida, na utopia de um destino melhor. Nas suas obras, Graça Morais baseia-se nas imagens transmitidas pelos meios de comunicação social que, apesar da tragédia, procura encontrar alento e compaixão ao contrapor com figuras heroicas e de esperança.
Graça Morais, autora da exposição, “Gosto muito de ver as minhas obras neste espaço amplo do Museu Municipal de Penafiel. A minha exposição homenageia um homem com grande sentido de humanidade e generosidade. Espero que as pessoas, ao visitar a minha exposição, reflitam sobre a crise humanitária que vivemos.”
Graça Morais, nasceu a 17 de março de 1948 e é natural de Vieiro, Vila Flor. Viveu por Moçambique, onde o pai lhe ofereceu a primeira caixa de aguarelas. Em 1961 ingressou no Liceu de Bragança, tendo em 1963 pintado os cenários da representação teatral do “Auto da Alma”, de Gil Vicente. Frequentou o curso de Pintura na conceituada Escola Superior de Belas Artes, do Porto. A artista deixou-se influenciar por pintores como Chagall, Van Gogh, Rembrandt e Francis Bacon. Em 1974 inaugurou a sua primeira exposição individual, em Guimarães. A pintora é também autora do documentário “Na cabeça de uma mulher está a história de uma aldeia”, um documentário sobre a mãe.
A artista portuguesa Graça Morais expõe a nível nacional e internacional, tendo sido várias vezes premiada pela sua obra pictórica. Também é alvo de documentários e tema de livros monográficos.
A exposição “Fuga do Caos e do Abismo” vai estar patente, no Museu de Penafiel, até 26 de fevereiro de 2017.
Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários