Proteção Civil de Penafiel vai abater palmeira afetada por praga do escaravelho

Proteção Civil de Penafiel vai abater palmeira afetada pela praga do escaravelho da palmeira (Rhynchophorus ferrugineus), situada na Avenida Pedro Guedes, por motivos de segurança a pessoas e bens.

Município de Penafiel lamenta abate de árvore emblemática.

No âmbito do processo de monitorização do arvoredo municipal, o serviço de protecção civil de Penafiel, em articulação com a divisão do ambiente da Câmara Municipal de Penafiel, verifica a necessidade de proceder ao abate de uma palmeira situada na Avenida Pedro Guedes (em frente ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Penafiel) por esta se encontrar afetada, sem recuperação possível, pela praga do escaravelho da palmeira (Rhynchophorus ferrugineus).

O Município de Penafiel é detentor de um considerável e valioso acervo de palmeiras afectadas, infelizmente, com esta praga.

Após a identificação dos primeiros exemplares de palmeiras afetadas na cidade de Penafiel, em 2015, o Município de Penafiel fez um considerável investimento no tratamento de controlo da praga do escaravelho neste exemplar arbóreo, de acordo com o plano de ação da DRAP-Norte, que consistiu na pulverização regular de um produto fitofarmacêutico para o combate da praga.

Mesmo com os redobrados esforços aplicados no tratamento da palmeira, situada em frente ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, verificou-se que a intensidade do ataque acabou por provocar a morte da Palmeira que constitui agora uma particular situação de risco à segurança das pessoas e bens.

O Rhynchophorus ferrugineus (Olivier), vulgarmente designado por "Escaravelho da palmeira" é uma séria e preocupante praga, agora comprovadamente em clara ameaça de muitas das palmeiras do nosso país.

Com origem tropical foi nas décadas de oitenta e noventa que esta praga iniciou a sua expansão, então pelo Médio Oriente e Norte de África. Em 1995 surgem de Espanha os primeiros registos do escaravelho na Europa, seguidos de confirmações posteriores noutros países da Orla Mediterrânica (Chipre, França, Grécia, Itália, Portugal, etc.).

Em Portugal é em 2007 que se encontra, pela primeira vez, esta praga em palmeiras da espécie Phoenix canariensis, mais concretamente no concelho de Albufeira.

Pouco tempo decorreu até quase toda a orla costeira do país se assinalar com a presença do escaravelho da palmeira, surgindo em 2010 as primeiras perdas de exemplares em Vila Nova de Gaia entrando mesmo, pouco tempo depois, em áreas privadas da cidade do Porto e em 2015 em Penafiel.


Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários