Cidade de Penafiel | Igreja do Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição

No passado dia 8 de Dezembro foi feriado Nacional em honra da Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal.
Das várias Igrejas existentes na Cidade de Penafiel, há uma em honra de Nossa Senhora da Conceição! Fique a conhecer! 



O Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição de Penafiel foi fundado por Gonçalo Ferreira da Costa, natural de Paços. Emigrou para o Brasil onde casou com Dona Clara de Barros.

Regressado a Portugal, com alguma fortuna, foi viver para a Quinta das Lages com a sua esposa.
Nessa altura fundou um Recolhimento dedicado a Nossa Senhora, mandando construir uma Igreja e um Dormitório. Com o falecimento do benemérito, o recolhimento passou muitos anos desabitado.


Em 1713 o dito recolhimento foi à praça sendo arrematado pelas recolhidas que viviam num recolhimento em frente à Misericórdia.
Em Janeiro de 1716 as recolhidas do Anjo no Porto juntam-se às de Penafiel tomando o Hábito de Nossa Senhora da Conceição em Penafiel.


Com as invasões francesas a Igreja e Recolhimento foram saqueados, ficando ao abandono, foi então que a Arquiconfraria do Santíssimo e Imaculado Coração de Maria, que tinha sede na Igreja do calvário, mudou-se para a Igreja das freiras e desde então tomou conta dela. Mas só em 1857 é que foram cedidos à arquiconfraria todos os paramentos, que têm do uso,
festejos, o cálice, as imagens da Igreja, o coro, bem como o oratório, o realejo com o santíssimo crucificado e os sinos da Igreja em troca de 60 mil Reis. O Recolhimento das Freiras funcionou até cerca de 1860, altura em que no local se instalou uma parte do quartel e as escolas, embora o intuito da Câmara era instalar lá um hospício das Crianças abandonadas.

A Igreja do Recolhimento das Freiras da Senhora da Conceição, mais conhecida por Igreja das Freiras, situa-se na Rua Conde Ferreira, junto da Avenida Principal da Cidade.

Comentários