Câmara Municipal de Penafiel vai requalificar e beneficiar Jardim do Sameiro

Obras vão preservar e restaurar o conjunto de características botânicas do jardim mantendo todas as suas características românticas e a sua carga histórica

Iluminação pública, novos sanitários e mobiliário urbano vão ser reforçados para um maior conforto dos visitantes


A Câmara Municipal de Penafiel vai proceder à requalificação e beneficiação do Jardim do Sameiro devolvendo uma maior qualidade e dignidade a este espaço emblemático de Penafiel.


Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Ao longo dos anos, o Jardim do Sameiro sofreu algumas intervenções que alteraram a sua configuração inicial. A obra que agora se inicia irá repor, na sua área de intervenção, a forma e a vegetação original do jardim, em área que se encontram desfiguradas. Sendo um jardim emblemático, com história e de especial carinho dos Penafidelenses, será dada uma especial atenção às árvores existentes, através da realização de tratamentos fitossanitários, para garantir a boa conservação do seu estado.”


Para além da preservação e restauro do conjunto de características históricas e botânicas do jardim, as obras vão reforçar o sistema de iluminação pública para garantir uma melhor iluminação do espaço. Serão mantidas e restauradas as tradicionais luminárias de ferro, e substituídos os postes de iluminação em betão, que não se adequam à paisagística deste espaço. Será realizado o restauro dos caminhos existentes, para garantir um maior conforto às pessoas que circulam no jardim. Esta intervenção vai ainda proceder à construção de novos e modernos sanitários.

Ao nível do mobiliário urbano, serão adoptadas soluções adequadas ao espaço, que contribuam para um maior conforto dos visitantes. Será colocado um sistema de sinalética que permita orientar os utilizadores deste espaço público.


Esta requalificação vai ainda intervir ao nível da rede de água com a reposição do funcionamento dos lagos, conferindo valor estético e sonoro ao espaço, servindo simultaneamente para refrescar o jardim, contrariando a atual situação em que se encontram espaços com água estagnada ou simplesmente vazios.


A Câmara Municipal de Penafiel garantiu a obtenção de fundos comunitários para a execução do restauro deste espaço emblemático da cidade. Com a sua execução, pretende-se que o Jardim do Sameiro ganhe uma nova vida, mantendo todas as suas características românticas e a sua carga histórica.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários