Museu Municipal de Penafiel vai integrar Projeto Internacional de Mobilidade Jovem

Projeto EU-LAC-MUSEUMS promove relações entre a Europa e a Améria Latina na área da museologia comunitária

O protocolo de colaboração entre a FLUP e os Museus portugueses será assinado no dia 21 de janeiro, no Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira.




O Museu Municipal de Penafiel vai fazer parte do Projeto Internacional de Mobilidade Jovem do ICOM (Conselho Internacional de Museus), através de um protocolo de colaboração com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

O protocolo de colaboração entre a FLUP e os Museus portugueses será assinado no dia 21 de janeiro, no Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira.

O projeto internacional, com duração de 48 meses, integra 8 países e 3 Museus Municipais Portugueses, o Museu Municipal de Penafiel, o Museu de Olaria (Barcelos) e o Museu da Chapelaria (S. João da Madeira).



Inserido no Programa Horizonte 2020, o projeto EU-LAC-MUSEUMS, tem como objetivo promover as relações entre a Europa e a América Latina no domínio da museologia comunitária.

Com a temática “Museus e Comunidade: Conceitos, Experiências e Sustentabilidade na Europa, América Latina e Caribe”, o programa pretende criar um diálogo e cooperação sustentáveis entre as universidades, museus e comunidades de cada região.

O projeto EU-LAC-MUSEUMS é composto por uma equipa multidisciplinar – académicos, profissionais ligados aos museus e decisores políticos eleitos pelas Alianças Regionais Europeias e da América Latina e Caribe do Conselho Internacional de Museus.

Os grupos de trabalho vão estar focados nos desafios transversais da sociedade, como, Tecnologia e Inovação para a Integração Bi-Regional; Educação em Museus para a Inclusão e Coesão Social; Investimento e Empreendedorismo para Museus Sustentáveis; Exposição “Migração e Género”.

Outro desafio do grupo de trabalho consiste no combate à exclusão social, discutindo o tema da “Visão de Mudança”, nas situações locais, explorando e potenciando a interação entre os objetos dos museus e os indivíduos dentro das comunidades.

Enquadrada no programa, a mobilidade dos jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos será realizada no verão deste ano.

Fonte da notícia- Câmara Municipal de Penafiel- Gabinete de Comunicação

Comentários