Penafiel tem o primeiro Balcão PONTO JA do país

Câmara de Penafiel inaugurou balcão para apoiar jovens do concelho

Penafiel, um dos concelhos com índice de envelhecimento da população mais baixo do país, acolhe primeiro balcão “PONTO JA”

Serviço também disponibiliza aos jovens penafidelenses informações e apoios do Plano Municipal Solidário da Câmara Municipal de Penafiel



A Câmara Municipal de Penafiel inaugurou, esta segunda-feira, o balcão “PONTO JA” de Penafiel, um espaço dedicado ao público em geral e em particular no apoio aos jovens, situado no edifício do Balcão Único de Atendimento, na Rua Abílio Miranda.

A cerimónia contou com a presença de Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, e respetivo executivo; João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto; Augusto Fontes Baganha, Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ); e Vitor Dias, Diretor Regional do Norte do IPDJ.

Para Antonino Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “O nosso Concelho acaba de inaugurar o primeiro balcão “PONTO JA” do País. Um espaço de grande importância para os nossos jovens. Trata-se de um projeto inovador que possibilita uma maior facilidade no acesso à informação. Num único espaço é agora possível encontrar informação municipal, nacional e internacional, sobre temas, projectos e candidaturas, da área da juventude e do desporto. É, ainda, possível requerer medidas de apoio do Plano Municipal Solidário direccionadas para os jovens, bem como iniciativas de apoio ao empreendedorismo e formação para a capacitação de dirigentes associativos. A Câmara Municipal tem a partir de hoje mais um espaço de proximidade, desta vez dirigido aos jovens penafidelenses. Penafiel, mais uma vez, na primeira linha.”

Segundo os dados do INE, Penafiel faz parte do grupo de concelhos com índice de envelhecimento da população mais baixo do país. Em Portugal, o índice de envelhecimento é de 143%, e em Penafiel é de 90%. Os resultados mostram ainda que cerca de 25.000 habitantes têm entre 0 e os 30 anos, o que representam mais de o dobro da população senior, com mais de 65 anos.


Para João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, “Inauguramos, em Penafiel, o primeiro Balcão “PONTO JA” do país, uma parceria entre a Secretaria de Estado, o IPDJ e o Município de Penafiel. Este Balcão insere-se numa rede de locais que têm como objetivo chegar com mais facilidade informação aos jovens, motivando-os à participação cada vez maior na nossa vida social. Jovens mais informados, são também jovens mais preparados. Quero felicitar a Câmara de Penafiel pelo trabalho realizado no que diz respeito às políticas direcionadas para a juventude.”

Neste espaço os jovens têm acesso a apoios Municipais, integrados no Plano Municipal Solidário da Câmara Municipal de Penafiel, como bolsas de estudo, atribuição de passes escolares, programas de férias educativas e desportivas, arrendamento jovem, apoio à medicação, adesão ao banco de voluntariado e proximidade e informações e inscrições em cursos de formação profissional e cursos de aprendizagem.

Este espaço possui ainda um balcão de vendas permanente, dois postos de acesso gratuito à internet, Wifi disponível em toda a área, e um gabinete de atendimento personalizado para apoio à criação e capacitação de associações, projetos de autoemprego e empreendedorismo jovem, orientação vocacional e encaminhamento para formação.

Fonte- Câmara Municipal de Penafiel 

Comentários