Nossa Senhora de Lourdes-Igreja Matriz de Penafiel

A 11 de Fevereiro festejou-se o dia de Nossa Senhora de Lourdes e o dia Mundial do Doente.
Na Igreja Matriz de Penafiel, no altar do Sagrado Coração de Jesus é venerada uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que poderá ver na fotografia.


As aparições de Nossa Senhora de Lourdes começaram no dia 11 de fevereiro de 1858, quando Bernadette Soubirous, camponesa com 14 anos, foi questionada por sua mãe, pois afirmava ter visto uma "dama" na gruta de Massabielle, cerca de uma milha da cidade, enquanto ela estava recolhendo lenha com a irmã e uma amiga. A "dama" também apareceu em outras ocasiões para Bernadette até os dezessete anos.
A última aparição foi a 16 de Julho do mesmo. Nossa Senhora apresentou-se como a Imaculada Conceição e pediu para que fosse construída uma capela. Na gruta nasceu uma fonte e a sua água já realizou vários milagres.
Bernadette Soubirous foi canonizada como santa, por suas visões da Virgem Maria. A primeira aparição da "Senhora", relatada por Bernadette foi em 11 de fevereiro. O Papa Pio IX autorizou o bispo local para permitir a veneração da Virgem Maria em Lourdes, em 1862.

Comentários