Cidade de Penafiel festeja 247ºaniversário



O Município de Penafiel assinala, no dia 3 de março, o 247.º aniversário de elevação a cidade. Segundo factos históricos, foi a 3 de março de 1770 que D. José I, a fim de dividir o bispado do Porto, escolheu a então denominada Arrifana (Penafiel) como centro de uma das quatro comarcas eclesiásticas, para constituir nova sede episcopal. 
A nova organização permitiu que o estatuto de vila passasse a cidade (de Penafiel).


As comemorações de elevação de Penafiel a cidade começaram, este mês, com o fim de semana gastronómico, no cais de Entre-os-Rios, inserido no Festival da Lampreia. O Festival prolonga-se até dia 26 de março, em 12 restaurantes aderentes do concelho de Penafiel.
As iniciativas de comemoração dos 247 anos de elevação de Penafiel a cidade, continuam durante o mês de março, com diversas atividades ligadas às áreas do desporto, saúde e cultura.

No dia 3 de março, data de aniversário de elevação a cidade, inicia-se a salva de morteiros e o hastear da bandeira da cidade, no edifício da Câmara Municipal. Segue-se às 12h00, no Santuário da Nossa Senhora da Piedade (Sameiro), a eucaristia em honra dos autarcas e funcionários falecidos.

No mesmo dia, às 15h00, o Museu Municipal de Penafiel recebe a sessão solene do 247.º aniversário de elevação de Penafiel a cidade, que homenageia personalidades de referência concelhia, com a atribuição das medalhas honoríficas. A sessão solene conta com atuação musical da “Ópera Intermezzo”.

Também no dia 3, às 20h00, decorre a prova “Atletismo – XX Grande Prémio Cidade de Penafiel”, uma corrida que percorre as vias centrais do centro urbano. A prova é organizada por Secção de Atletismo do Futebol Clube de Penafiel e Câmara Municipal.

A 4 de março, dia de aniversário da Biblioteca Municipal, é inaugurada, no edifício da Biblioteca, às 15h00, a exposição de pintura “Penafiel vista pelos seus pintores”, seguindo-se a apresentação do livro “A Plebeia”, da autoria de José Braga – Amaral e apresentado por Alberto S. Santos.

No dia 9, a partir das 10h00, assinala-se o Dia Mundial do Rim com rastreios e atividades desportivas, no Largo Padre Américo, em Penafiel. Às 17h00, o ISCE DOURO recebe a conferência “Vamos cuidar dos nossos rins” com várias entidades ligadas à área da saúde.

A Biblioteca Municipal acolhe, no dia 10 de março, às 10h30 e 14h30, o encontro com os escritores José Fanha e Daniel Completo, com a obra “O Baile do Bê-á-Bá”. No dia seguinte, também no mesmo local, decorre a iniciativa “sábados em família” com a atividade “vamos descobrir o concelho de Penafiel”, através do jogo da glória.

A “Feirinha de Artesanato Local” é inaugurada no dia 12, às 10h30, junto ao Jardim do Sameiro. A feira passa a decorrer todos os domingos entre as 8h00 e as 19h00.

O Dia Municipal do Bombeiro é comemorado, a 12 de março, às 15h00, com o desfile apeado e motorizado, entre o Campo Conde de Torres Novas (Campo da Feira) e a Praça do Município, com a participação das 3 corporações do concelho (Penafiel, Entre-os-Rios e Paço de Sousa).

O Museu Municipal de Penafiel acolhe, no dia 17, às 21h30, a iniciativa “cinco filme.saúde”, com a exibição do filme “Iris” de Richard Eyre. Segue-se o debate com a presença de especialistas da área da saúde.

O “Youbattle on tour” acontece, no auditório do Museu Municipal, no dia 18, a partir das 14h30 com os youtubers Tiagovski, Miss Mushrooms e Ruben Ex. Depois da conferência há sessão de videojogos e selfies com os participantes.

A Biblioteca Municipal recebe, no dia 24, às 21h30, mais uma apresentação de livro. “Drogas conhecer para prevenir”, de Carlos Filipe – Saraiva, é a obra apresentada e conta também com um momento musical, a cargo do Grupo de Guitarras de Penafiel.

Inserido na programação de elevação de Penafiel a cidade, o Complexo de Piscinas Municipais de Penafiel é palco, nos dias 25 e 26 de março, do Campeonato Regional de Infantis de Natação, organizado por Associação de Natação do Norte de Portugal e Câmara Municipal de Penafiel.

Também no dia 26, o Museu de Penafiel dinamiza, às 11h00, a atividade “Yoga no Museu”. À tarde, tem lugar a iniciativa “Ao domingo no museu” com apresentação de livro e oficina para os mais novos.

As atividades desportivas marcam o aniversário de Penafiel elevada a cidade. No dia 27, a partir das 8h30 realiza-se, no Complexo de Piscinas Municipais de Penafiel, o Encontro de Natação do Desporto Escolar.

O Dia Mundial do Teatro também está enquadrado na programação com a dinamização da peça de comédia “A gatinha do Alfredo”, produzida por Grupo de Teatro de Canelas “O Bando dos Pardais”. O evento teatral acontece no dia 31 de março, às 21h30, no Museu Municipal de Penafiel.


Durante todo o mês de março, a Biblioteca Municipal promove leituras de contos e o projeto maleta mágica percorre as IPSS’s do concelho, com a temática “as festas e as romarias de Penafiel”.

Fonte desta notícia | Comunicação-Câmara Municipal de Penafiel

Comentários

Blogger disse…
There is SHOCKING news in the sports betting industry.

It's been said that any bettor needs to look at this,

Watch this or quit betting on sports...

Sports Cash System - Automated Sports Betting Software.
Blogger disse…
Do you need free Google+ Circles?
Did you know you can get them AUTOMATICALLY & ABSOLUTELY FREE by getting an account on Like 4 Like?