Cidade de Penafiel vai ter um Centro de Cultura e Criatividade

Antonino Sousa, Presidente da Câmara de Penafiel, anunciou 3 excelentes notícias para a Cidade de Penafiel! 
A construção de novo Espaço Cultural com auditório para artes de palco;  
A candidatura de Penafiel a cidade criativa da UNESCO - “Penafiel Cidade da Literatura”;

Comemorações do 3 de Março de 2018 serão dedicadas à cultura


O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, e respetivo executivo apresentaram, no dia 16 de março, no Museu Municipal, o Prémio de Melhor Programação Cultural Autárquica, troféu atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

Para além da exibição do galardão, o Presidente da Câmara Municipal comunicou mais 2 importantes projectos culturais para Penafiel.

Antonino de Sousa anunciou a construção de um novo Espaço Cultural na cidade de Penafiel, denominado “Ponto C – Cultura e Criatividade”, que ficará, preferencialmente, localizado no centro histórico. Este novo espaço com capacidade para 400 lugares, é apoiado por fundos comunitários, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

Para reforçar a aposta na área da cultura e no dinamismo cultural vivenciado por todo o concelho, a Câmara Municipal de Penafiel vai também apresentar a candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, para “Penafiel Cidade da Literatura”.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “A cidade de Penafiel vai ter um espaço cultural de excelência, com capacidade para 400 lugares. O novo pólo cultural, que se pretende valorizar e dinamizar ainda mais o nosso
centro histórico, vai reforçar os equipamentos culturais e a oferta das dinâmicas culturais já existentes na nossa cidade e no concelho. Queremos que Penafiel faça parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Apesar do processo de candidatura ser muito exigente, pretendemos ver reconhecido a consolidação do nosso trabalho, na área da cultura. O Festival Literário Escritaria é um excelente exemplo, de como a cidade de Penafiel fica imbuída pelo espírito da literatura portuguesa. Entendemos ainda dar destaque à área da cultura nas próximas comemorações do aniversário da elevação a cidade de Penafiel.”


A candidatura para “Penafiel Cidade da Literatura” tem como objetivo fortalecer a criação, produção, distribuição, fruição e valorização cultural; reforçar a partilhar de bens culturais e serviços a nível local, regional e nacional; promover a criatividade; desenvolvimento da atividade económica local; criar e promover a marca “Penafiel Criativa”; e a cooperação internacional com outras cidades Criativas da UNESCO.


A Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Literatura, vai permitir a promoção do gosto e conhecimento da literatura; incentivo a novos escritores; captação de crianças e jovens no prazer da escrita e da leitura; promoção e valorização do concelho; desenvolvimento de indústrias criativas desencadeadas pela memória e tradição associados à literatura. Também irá permitir o reconhecimento de Penafiel, como promotor da valorização do património imaterial, e motor de inovação e criatividade com reconhecimento nacional e internacional.


Este organismo surgiu, em 2004, com o objetivo de promover a cooperação internacional entre cidades, que identificam a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento sustentável. Atualmente, a Rede já integra mais de 100 cidades, em mais de 50 países do mundo.

O troféu de Melhor Programação Cultural Autárquica 2016 vai ficar no edifício do Museu Municipal de Penafiel, ao lado da camisola do penafidelense José Fonte, jogador da Seleção Nacional, campeã do Euro 2016.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários