Livro “Drogas – conhecer para prevenir” apresentado na Biblioteca de Penafiel

A Biblioteca Municipal de Penafiel acolheu, no dia 24 de março, a apresentação do livro “Drogas – conhecer para prevenir”, da autoria de Carlos Filipe-Saraiva, e contou com a presença de Rodrigo Lopes, Vereador com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Penafiel.


Para Carlos Filipe-Saraiva, psicólogo clínico e autor do livro, “Escrevi este livro com base na minha experiência como psicólogo clínico, em contexto prisional. É um livro psicoeducativo, com relatos reais de consumo de substâncias ilícitas e alerta para as novas dependências. Temos de perceber que, atualmente, existem outros tipos de dependências sem substâncias, como são exemplo, a internet e os jogos online.”


O livro “Drogas – conhecer para prevenir” aborda o fenómeno da dependência, com destaque para as principais dependências da atualidade. O autor descreve ainda os aspetos psicológicos e dá ferramentas para identificação dos sinais de risco, e mecanismos de prevenção.


Para Rodrigo Lopes, Vereador com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Penafiel, “Hoje em dia são muitos os jovens que consomem novas dependências. Apesar de ter muitos aspetos positivos, a internet é um meio muito fácil onde se pode encontrar e consumir novas substâncias. Muitos jovens não têm consciência dos riscos que provocam estes consumos. Temos de estar atentos aos sinais de alerta, bem como, estar informados para prevenir potenciais casos de dependências.”


A apresentação do livro contou ainda com um momento musical, a cargo do Grupo de Guitarras de Penafiel.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários