Museu de Penafiel acolheu primeira sessão do projeto “cinco salas cinco filmes”

Primeira sessão de cinema gratuita abordou a temática do Alzheimer




O Museu Municipal de Penafiel, em parceria com a CESPU, através da sua Escola Superior do Vale do Sousa – Pólo IINFACTS acolheu, no dia 17 de março, a primeira sessão de cinema gratuita com o filme “Iris”, de Richard Eyre”, centrado na doença de Alzheimer. Depois do filme, seguiu-se um debate com vários especialistas na doença degenerativa.

Para Susana Oliveira, Vereadora com o Pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Penafiel, “estamos perante uma parceria feliz entre o cinema e a saúde. Uma junção não muito comum, mas que funciona. Debater a saúde, os problemas que afetam a sociedade é muito importante e todos temos de encontrar as melhores formas de fazer chegar essa informação aos nossos cidadãos. Por isso, convidá-los a vir ao museu, ver um filme e abordar a nossa saúde, é, sem dúvida, uma boa receita.”

O novo ciclo “cinco salas cinco filmes” realiza-se, entre março e julho, com temáticas na área da saúde.

O projeto “cinco salas cinco filmes” vai contar ainda com mais quatro sessões. “Geração Prozac” é o filme de Eric Skjoldbjcerg que fala sobre a depressão e vai ser exibido no dia 7 de abril. Segue-se, a 5 de maio, o filme “Morangos silvestres” de Ingmar Bergman que aborda o envelhecimento. No dia 2 de junho, o Museu de Penafiel recebe a sessão “Atrás do espelho”, da autoria de Nicholas Ray, que retrata a toxicodependência. E a 7 de julho é exibido o filme “Mar adentro”, de Alejandro Amenábar.

Todas as sessões de cinema realizam-se no Museu Municipal de Penafiel, com entrada gratuita.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários