Penafiel mantém tradição do Dia de Páscoa

Na Cidade de Penafiel a Tradição ainda é o que era e os Penafidelenses celebram com grande entusiasmo a ressurreição de Cristo. Fique a conhecer como foi este dia na cidade.

Por volta das 8h30, sairam da Igreja Matriz de Penafiel os 12 Compassos Pascais, com as cruzes do Senhor para anunciarem a Ressurreição de Jesus aos Penafidelenses.


 Os sinos e campainhas anunciam a sua chegada e as famílias abrem a porta de casa, espalham verdes e flores na rua. 
Após a chegada do Compasso e da leitura habitual, em vários lares, o chefe da casa beija a cruz e fica com a missão de a levar aos restantes familiares. 
Neste dia, as pessoas asseiam as casas, vestem roupa nova, colocam flores nas portas. Um dia cheio de alegria em contraste com o luto vivido na Semana Santa.
Também em Penafiel, tem-se por tradição visitar a casa de outros familiares para receber a cruz.
Aliada às tradições religiosas, a gastronomia também marca presença  e na mesa não faltam iguarias. Desde cabrito assado com batatas e arroz do forno até  folar, pão-de-ló, bolinhos de amor e cavacas.
No fim do dia, as Cruzes e visitas pascais juntam-se na Igreja do Carmo, que toca a repique à chegada de cada uma,  seguindo depois em  procissão para a Igreja Matriz.
A rua fica apinhada de gente para ver o recolher das cruzes e participar na Missa de Celebração Jubilosa da Ressurreição de Jesus Cristo.
Ficam algumas fotografias da Páscoa em Penafiel!







Comentários