Projeto de Restauro da Igreja da Misericórdia de Penafiel apresentado publicamente

Está para a breve o início das obras de restauro da Igreja da Misericórdia de Penafiel.
Orçadas em mais de 800 mil euros, sendo 85% comparticipadas com fundos europeus, as obras pretendem dar nova vida a uma das Igrejas mais importantes da História da Cidade de Penafiel.



O anúncio foi feito na apresentação pública do projeto de Reabilitação, Conservação e restauro da Igreja da Misericórdia de Penafiel que contou com a intervenção do Senhor Padre Paulo Jorge Barbosa da Rocha, Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel e Pároco de Penafiel; Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr Antonino Vieira de Sousa; Júlio Manuel Mesquita-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel; José F.Coelho Ferreira- Memória do Culto e da Cultura-Santa Casa da Misericórdia de Penafiel e do Arquitecto José Afonso Gomes Pereira Duarte. 


Projeto de reabilitação contempla todo o exterior e interior da Igreja. 

No exterior o processo inclui a limpeza de todas as fachadas, pintura de paredes, telhados, resolver os vários problemas de infiltração  e de humidade. 

Já no interior do edifício será intervencionado o reboco dos tectos, pinturas, pavimento da igreja, haverá nova escadaria de acesso à torre sineira, conservação e restauro de todo o espólio desde altares, talhas douradas, imagens religiosas e o restauro do magnífico Orgão de Tubos que voltará a tocar música depois de décadas em silêncio. 
Será sem dúvida um dos ex-libris deste projeto. 

A nível de infraestrturas, também a luz, som e sistemas de segurança serão totalmente renovados.


Nas intervenções levadas a cabo pelas entidades presentes, todas referiram a importância  histórico/cultural desta Igreja da Cidade de Penafiel, salientando que será um marco que coloca ainda mais a Cidade de Penafiel na rota do turismo religioso. 

Antonino Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel,  relembrou todos os projetos de recuperação de património a que a Cidade de Penafiel tem assistido nos últimos anos. 

Padre Paulo, Pároco de Penafiel e Capelão da Misericórdia saudou as obras que agora se iniciam e deixou o desejo que as obras de restauro chegarem a outras igrejas da cidade. 

Júlio Mesquita, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel referiu o momento importante que esta obra representa para a instituição. 

"A menina dos nossos olhos vai ficar rejuvenescida, de cara lavada" 
 808.497,95 euros é o valor global da obra em que 85% é comparticipado por fundos europeus, sendo 760 mil euros o valor elegível. O Valor total poderá arrastar-se para 1 milhão de euros para outras pequenas intervenção.Igreja que tem quase 400 anos terá um restauro no valor.

A empresa responsável pelo restauro do espólio será a Signinum, empresa que já tinha trabalhado no restauro da Igreja de Santo António dos Capuchos.

A Igreja da Misericórdia de Penafiel, dedicada a Nossa Senhora do Amparo, continua a ser uma das mais importantes da Cidade de Penafiel, situada mesmo no Centro Histórico, junto da Câmara Municipal, esta igreja foi a Sé Catedral da Diocese de Penafiel, sendo atualmente apenas Sé titular.
Além da imponente Igreja, contém um espaço museológico.




Comentários