Milhares de pessoas esperadas no Corpo de Deus- Festas da Cidade de Penafiel

De 14 a 18 de Junho as Festas da Cidade e do Concelho de Penafiel em honra do Corpo de Deus prometem trazer animação, cor e alegria, com um vasto programa de atividades, com particular destaque para as tradições seculares e únicas no País, como o Cortejo do Carneirinho, a Cavalhada, os Bailes dos Ofícios e a Majestosa Procissão do Corpo de Deus.
No cartaz musical, a Banda Os Azeitonas serão os cabeça de cartaz. 
Nestes dias, a cidade estará com um colorido diferente. Estandartes, bandeiras, pendões e iluminações festivas ornamentam as principais artérias de Penafiel.


As Festas da Cidade e do Concelho de Penafiel arrancam na Quarta-feira dia 14 de Junho, pelas 10h30, com o Cortejo do Carneirinho. Tradição única no país, que remonta a 1880, quando os alunos da casa escolar do professor Henrique de Carvalho, desfilaram com o cordeiro para o oferecer ao professor como sinal de gratidão e respeito. Hoje em dia, milhares de crianças cumprem a tradição e desfilam, entoando cânticos de alegria ao mestre,  com o seu carneirinho pelas ruas, que segue enfeitado, a pé ou de carroça, para no final ser oferecido ao professor.

No mesmo dia, pelas 21h30, tem lugar outra tradição única no país com mais de 300 anos. Sairá do Campo do Conde de Torres Novas, a Secular Cavalhada, em carro próprio puxado por uma parelha de cavalos, a Figura da Cidade irá apresentar cumprimentos à Câmara Municipal de Penafiel. Da varanda do edifício dos paços do concelho os autarcas ouvem com atenção o delegado do povo.
Ainda no decorrer da cavalhada atuam os Bailes dos Oficios, danças que já são referidas no tombo das festas nos Séculos XVII e XVIII, que retratam profissões e danças de tempos idos. Atuarão os seguintes Bailes- Baile dos Ferreiros; Baile dos Pretos; Baile das Floreiras; Baile dos Pedreiros; Baile dos Turcos e Baile dos Pausinhos.

Às 23h45, decorrerá a grandiosa sessão de fogo-de-artifício, na Praça da República, que promete encher de cor e luz os céus da cidade. 
Às 24h00, no Campo da Feira, tem início o espetáculo de variedades com o Concerto da conceituada Banda "Os Azeitonas". 
A banda é conhecida pelos seus singles bem sucedidos "Quem És Tu Miúda", "Anda Comigo Ver os Aviões", "Café Hollywood", "Ray-Dee-Oh" e "Tonto por Ti". O quinto álbum da banda, AZ, foi lançado a 8 de Julho de 2013 pela Parlophone, sucessora da EMI Music Portugal. A banda já foi nomeada para dois prémios Best Portuguese Act dos MTV Europe Music Awards.
No campo da feira decorrerão as habituais animações e diversões.

Na Quinta-feira dia 15, Feriado Nacional, a Cidade de Penafiel veste-se de gala para celebrar o Corpo de Deus.
De manhã decorrerá o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional interpretado pelas bandas de Música.
Às 09h45 os sinos das Igrejas da Cidade tocam a repique para anunciar a Missa Solene do Corpo e Sangue de Cristo, na Igreja Matriz às 11h30.


De tarde não  faltará animação cultural pelas ruas da cidade. Com o grupo de Bombos de S.Lourenço, com a Fanfarra dos Escuteiros de Ronfe-Guimarães, com as Bandas de Música  Paço de Sousa, de Rio de Moinhos e Lagares, em vários pontos da cidade às 15h00 e com a atuação de alguns dos Bailes
Durante a tarde decorrerá também a adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz a cargo de vários grupos da paróquia.


200 mil pessoas esperadas em Penafiel, para assistir à Procissão do Corpo de Deus, diz fonte da Comissão de Festas.
Às 17h30 sairá para as ruas da Cidade de Penafiel uma das maiores procissões de Portugal e considerada única no país, por manter o cortejo profano, datada desde 1540. Nela tomarão parte a bicha serpe, o estado de S.Jorge, comitiva de cavaleiros à Século XV, o boi bento, o Carro Triunfal, as 38 cruzes das paróquias do concelho, os bailes tradicionais, estandartes, confrarias e irmandades da cidade, quadros Bíblicos, corpo eclesiástico, comunidade da catequese, entidades civis e religiosas, Pálio com Santíssimo Sacramento. O trajeto a percorrer será adornado por colchas estendidas nas varandas como sinal de respeito. No adro do Santuário do Sameiro decorrerá a bênção do Santíssimo, com largada de pombos e apoteose de morteiros. A procissão, presidida
D. Gilberto Canavarro, Bispo Emérito de Setúbal, recolherá na Igreja Matriz.




Quadros Bíblicos da Procissão do Corpo de Deus 
Uma das singularidades, que fazem da Procissão de Penafiel única no país, é a representação fiel da Vida de Cristo. Este ano e uma vez mais, serão recriados por centenas de adultos, ricamente vestidos e adornados que darão a conhecer vários episódios da vida de Jesus e da Igreja. Entre outros poderão ser vistos este ano, cenas como a anunciação, o nascimento de Jesus, a fuga para o egipto, as bodas de caná, os pescadores, a última ceia, o calvário e a paixão de Cristo. Por ser ano Mariano, os quadros bíblicos terão como principal tema, as alegrias e dores de Nossa Senhora.

Este ano são esperados cerca de 500 figurantes.

A  partir das 15h00, no Largo da Ajuda decorrerá um direto da Forum TV que contará com vários momentos de animação. 

Às 22h00 do dia do Corpo de Deus decorrerá a atuação das Bandas de Música.



No dia 16 de Junho decorrerá no Largo da Ajuda, uma noite de fados com o grupo Guitarras de Penafiel.

No dia 17 de Junho a partir das 22h, decorrerá a 1ªgrande Noite dos Bombos da Cidade de Penafiel, com a participação de 41 grupos de bombos nacionais e internacionais!
Esta iniciativa não se encontra no programa oficial das festas e tem organização a cargo do grupo de Bombos da Eira.

As Festas da Cidade e do Concelho de Penafiel encerram no domingo dia 18, com o Encontro Municipal de Etnografia com a presença de vários grupos do concelho que a partir das 15h sairão em cortejo da Praça Municipal até ao Campo da Feira, onde decorrerá a atuação de cada um, com os seus cantares e costumes. 

Às 22h00 decorrerá no Largo da Ajuda um concerto da Banda Musical de Rio Mau com o tema:
Pride Rock-Hakuna Cantata, alusivo ao filme o Rei Leão.

Comentários