6000 avós vão comemorar no Parque da Cidade de Penafiel o Dia dos Avós

Mais de 6000 Avós celebram o seu dia partilhando com os netos brincadeiras, memórias e jogos tradicionais de outros tempos
Um mega piquenique com bolo de 104 metros que representa a idade do avô mais velho presente na iniciativa, música e dezenas de atividades estão garantidas.

O Dia Nacional dos Avós nasceu em Penafiel, pela mão de uma Penafidelense que lutou 17 anos até o seu sonho ser aprovado na Assembleia da República em 2003 e cuja historia será apresentada em livro, contada pelos filhos e netos.

Mais de 6.000 avós vão comemorar no Parque da Cidade em Penafiel o Dia dos Avós, na próxima quarta feira dia 26 de julho, a partir das 09h00, com dezenas de atividades para os mais velhos e mais novos.
A Câmara Municipal de Penafiel preparou para esta edição uma novidade sob o lema “Ensinar brincadeiras de antigamente”, uma iniciativa que vai disponibilizar vários jogos tradicionais para os Avós demonstrarem aos seus netos como se brincava em “tempos idos”. Face aos avanços de tecnologia, são muitos os jovens que desconhecem como se brincava antigamente. Esta iniciativa pretende fazer reviver memórias e passar testemunho de tradições entre gerações.

O Processo que levou à instituição do Dia Nacional dos Avós, que nasceu de uma ideia e da força de uma Penafidelense e será contado em livro, a apresentar durante a iniciativa, pelos filhos e netos de Ana Elisa Couto. Com o título “Dia Nacional dos Avós – Sim, Valeu a Pena”, o livro conta o percurso e a historia que levou esta Penafidelense a desenvolver diversos esforços entre 1986 e 2003 junto das autoridades nacionais e não só, para a importância de se instituir este dia.
Todos os avós do concelho de Penafiel e da região estão convidados a participar neste dia especial num programa recheado de atividades que lhes são totalmente dedicadas
Um Mega Piquenique, aulas de zumba, dezenas de atividades, música e um bolo de 104 metros (a idade do Avó mais velho presente na iniciativa) são motivos para juntar avós e netos num dia especial de convívio e de partilha de muitas historias. Do programa fará ainda parte uma Missa Solene Presidida pelo Reverendíssimo Bispo do Porto.
Porque o dia Nacional dos Avós nasceu em Penafiel, pela mão da penafidelense Ana Elisa de Couto, a Câmara Municipal de Penafiel vai também prestar homenagem, como é tradição, à mentora do dia dos avós em Portugal.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários