Cidade de Penafiel | Igreja de Nossa Senhora do Carmo


No local onde se ergue a Igreja de Nossa Senhora do Carmo existiu em tempos idos uma Capela dedicada a Santo António, conhecida posteriormente por Santo António "o velho" após a construção do Convento de Santo António dos Frades Capuchos em Penafiel.

Desta primitiva capela pouco se sabe, apenas se tem mais informação em inícios do Século XIX e que terá sido saqueada e quase caiu no abandono. Com o culto a Nossa Senhora do Carmo a difundir-se na cidade, a Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo solicitou à Câmara que lhes cedesse a capela , para no local erguer uma Igreja de dimensão apreciável. Posteriormente, com a aceitação de todas as classes sociais da cidade, a câmara deferiu o pedido, e construiu-se a Igreja de Nossa Senhora do Carmo.



Durante o Século XIX e Século XX, a ordem terceira do Carmo, com ajuda de várias instituições e personalidades penafidelenses, foi remodelando a igreja, bem como o lugar em sua volta.
Desde o olival que se situa em frente ao edifício religioso e um grande terraço com coreto, para encher aquando das festas de Nossa Senhora do Carmo.
Adossada à Igreja encontra-se a Casa do despacho.


No interior da Igreja encontram-se 4 altares, sendo o altar-mor com o painel de NªSªCarmo; e os restantes dedicados a : Santo António, S.Vicente e NªSªCarmo. Encontram-se ainda colocados sobre mísulas, a Santa Teresa de Ávila e Santo Elias.

Em 1825/1826, a Ordem Terceira do Carmo de Penafiel, fez vir de Roma o corpo incorrupto de S-Vicente moço e mártir, que se encontra num dos altares laterais, num esquife de vidro  onde pode ser venerado. O seu processo oficial de aquisição, preparação e transporte do corpo, tiveram custos de 222$110.

Diz a crença popular que S.Vicente abre os olhos quando realiza um milagre.
No exterior a Igreja é revestida a azulejo, e encontram-se vários nichos na sua fachada.


Ficam algumas fotografias da igreja





Comentários