Mais de 6 mil avós festejaram o seu dia em Penafiel

Mais de 6.000 avós festejaram no passado dia 26 de julho no Parque da Cidade em Penafiel o Dia Nacional dos Avós, com  um programa recheado de atividades para os mais velhos e mais novos,e que reuniu centenas de famílias.


Na festa dos avós deste ano, a Câmara Municipal de Penafiel preparou a atividade “Ensinar brincadeiras de antigamente”, que disponibilizou  vários jogos tradicionais para os Avós demonstrarem aos seus netos como se brincava em “tempos idos”.
"Face aos avanços de tecnologia, são muitos os jovens que desconhecem como se brincava antigamente. Esta iniciativa pretendeu fazer reviver memórias e passar testemunho de tradições entre gerações." referiu a autarquia em nota de imprensa.


Um Mega Piquenique, aulas de zumba, dezenas de atividades, música e um bolo de 104 metros (a idade do Avó mais velho presente na iniciativa) a  Missa Solene Presidida pelo Reverendíssimo Bispo do Porto, e ainda uma tarde de animação com a atuação de vários cantores desde Zé Amaro, Leo e Leonardo, José Alberto Reis, Tita, Maria do Sameiro (entre outros) proporcionaram um dia repleto de animação para milhares de pessoas.


O Processo que levou à instituição do Dia Nacional dos Avós, que nasceu de uma ideia e da força de uma Penafidelense e será contado em livro, a apresentar durante a iniciativa, pelos filhos e netos de Ana Elisa Couto. Com o título “Dia Nacional dos Avós – Sim, Valeu a Pena”, o livro conta o percurso e a historia que levou esta Penafidelense a desenvolver diversos esforços entre 1986 e 2003 junto das autoridades nacionais e não só, para a importância de se instituir este dia.


Na sua página oficial de facebook, Antonino Sousa-Presidente da Câmara Municipal de Penafiel referiu: "O Parque da Cidade encheu-se para receber os milhares de #avós, filhos e netos, vindos de todas as freguesias, para aquela que é, sem dúvida, a mais genuína e mais bela das iniciativas que se realizam no nosso concelho!
Com muita animação e muitas actividades, mas, acima de tudo, com muitos afectos!
#Penafiel é hoje a capital do Dia Nacional dos Avós, graças à determinação da saudosa e ilustre #penafidelense Ana Elisa do Couto!"


Fotografias da autoria da Câmara Municipal de Penafiel e partilhadas da sua página oficial de facebook

Comentários