Penafiel dos Tempos Idos | Festas de NªSªCarmo

Até ao início do Século XXI, em Julho, a Cidade de Penafiel acolhia as Festas de Nossa Senhora do Carmo com uma grandiosa procissão, que se encontra em interregno desde 2002.
Recorde as festividades do ano 1890!

"O Verão é a estação privilegiada pelas festas e a Cidade de Penafiel voltava a ser animada com a Festividade de Nossa Senhora do Carmo.
Era uma festividade muito "luzidia", em honra à Virgem do Carmelo.
O seu grande impulsionador, nessa época (julho de 1890), era o Sr Laurentino da Rocha Nunes.

Analisemos o programa:

Primeiro dia- Girândolas de 200 foguetes; 3 bandas de música (a percorrer a cidade); iluminação na via pública até à igreja. E um sorteio de uma vitela, que era apresentada pelas ruas da cidade, com música.
O Monte do Chelo, era iluminado com fogueiras à noite (ainda se fazia a iluminação a "gaz de acetileno e a petróleo", a eletricidade veio em 1912). O Monte do Chelo com as fogueiras proporcionava um belo efeito, e havia um leilão de prendas no adro da igreja.

Segundo dia- Missa, com instrumental pela "Orchesta da Venerável Ordem 3ªdo Carmo do Porto" (era orador Dr.Alves Mirandas, uma das figuras "mais fulgurantes do púlpito português");
Procissão, com riquíssimos andores (Santo Elias, Santa Teresa D`Ávila e Nossa Senhora do Carmo), que percorria as seguintes ruas: Carmo, Sacramento, Fontes Pereira de Melo, Freiras, Formosa, Praça Municipal, Serpa Pinto, Alfredo Pereira, Paço e Rua Direita.
E, assim se vivia animadamnte, em Penafiel, nesse cálido tempo de festas. "

Aspecto da Procissão em 1893 (3 anos após a festividade descrita no texto)

Texto-Festa de NªSªCarmo in Penafiel Há Cem Anos- I 1890-1894 (Aspectos do Século XIX e XX) de José Coelho Ferreira

Comentários