Milhares de pessoas na Feira de São Bartolomeu em Penafiel

Milhares de pessoas  fizeram questão de visitar e participar na  tradicional Feira das Cebolas ou de S.Bartolomeu, que se realizou na Cidade de Penafiel

As ruas envolventes ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos, vulgo Sameiro, transformaram-se numa verdadeira feira onde de  tudo se vendia...desde roupa, calçado, utensílios de cozinha, produtos electrónicos, entre muitos outros. 
Como o nome indica, na Feira das Cebolas, a cebola foi rainha da festa,, e além dos milhares de quilos que estiveram pelas ruas, decorreu também o tradicional concurso das cebolas que premiou os melhores exemplares presentes no certame.

Na Avenida Gaspar Baltar dezenas de vendedores, apesar da crise, conseguiram escoar milhares de quilos de cebolas.


Outro ponto de romagem da feira foi o Santuário do Sameiro, onde se encontra para veneração, em altar próprio, a imagem de S.Bartolomeu e que teve missa solene às 10h30, presidida pelo Padre José Cunha.
Como manda a tradição, neste dia o diabo é solto. O Livro "Penafiel Há Cem Anos" refere: "é de tradição que em dia de São Bartolomeu, o diabo ande à solta..."



Um Pouco de História
 Esta secular feira começou por se realizar junto da capela de São Bartolomeu no lugar de Louredo, onde os frades do convento dos Capuchos vendiam aí as suas cebolas e restantes cultivos. 
Em 1758 a Câmara autorizou a mudança da feira para o lugar Cimo de Villa (monte de S.Bartolomeu). Apesar de em 1 ano ter mudado para o Campo da feira, a tradição voltou a levar a feira para o cimo de villa (junto ao atual Sameiro).
A feira das Cebolas foi-se realizando no lugar da Devesa até meados do Século XX. Na actualidade a feira realiza-se na Avenida Gaspar Baltar e ruas envolventes ao santuário.






Comentários